ISE e Senac concluem curso de confecção de salgados

Adolescentes em medidas socioeducativas participaram da qualificação (Foto: Assessoria Sesp)
Adolescentes em medidas socioeducativas participaram da qualificação (Foto: Assessoria Sesp)

O Instituto Socioeducativo do Estado (ISE) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) concluíram nesta sexta-feira, 27, o curso de confecção de salgados para 40 adolescentes, das unidades Acre e Aquiry, privados de liberdade.

A parceria visa, por meio da qualificação, oferecer uma nova oportunidade de vida e trabalho àqueles que um dia infringiram a lei.

Ao todo, foram 160 horas de qualificação divididas em 40 dias de atividades. A seleção foi feita com base em critérios como bom comportamento, frequência nas aulas no ensino educacional disponibilizado nas unidades e ter idade entre 14 e 18 anos.

“É uma renda de origem digna e isso é o mais importante. O governo e os parceiros estão investindo para oferecer esses cursos gratuitamente”, frisou o diretor-presidente do ISE, Rafael Almeida.

Apoio dos parceiros

Só neste ano, o Sistema “S” já ofereceu qualificações para 318 adolescentes em todas as unidades socioeducativas do estado buscando proporcionar uma maior possibilidade de inserção no mercado de trabalho.

Os cursos são realizados com recursos do governo federal por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

“O Senac se sente muito feliz em poder contribuir com esses jovens. Quero ver o resultado do trabalho de vocês”, disse aos adolescentes a diretora regional do Senac/AC, Irlete Meireles.

Um dos adolescentes que concluiu o curso de confecção de salgados, que vamos chamá-lo de José, destacou que essa é uma oportunidade e tanto.

“Lá fora a gente tem como mudar de vida e as pessoas olharem pra gente de uma nova forma”, disse o jovem de 17 anos.