ISE promove Chá Filosófico com socioeducandas do Mocinha Magalhães

Com o tema “Passado, presente e futuro, tudo é questão de tempo”, a ação serviu de base para a roda de conversa que envolveu os convidados e as adolescentes (Foto: Val Fernandes/Secom)

Uma tarde leve recheada de boa música e recital de poesias. Foi assim o Chá Filosófico promovido pelo Instituto Socioeducativo do Acre (ISE) na tarde desta terça-feira, 18, no Centro Socioeducativo Mocinha Magalhães, em Rio Branco.

Com o tema “Passado, presente e futuro, tudo é questão de tempo”, a ação serviu de base para a roda de conversa, que envolveu os convidados e as adolescentes em cumprimento de medida de internação.

A vice-governadora Nazareth Araújo e a vice-prefeita de Rio Branco Socorro Neri participaram do evento, que também marcou o encerramento da oficina de artesanato oferecida pela Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN) e ainda das atividades da primeira edição da Política de Atenção Integral à Saúde dos Adolescentes em Conflito com a Lei, em Regime de Internação e Internação Provisória  (PNAISARI), realizadas nos centros socioeducativos.

De acordo com Nazareth Araújo, iniciativas como essas são importantes por valorizarem o esforço e a dedicação das adolescentes nas ações e oficinas, “além de propiciar um ambiente descontraído e interativo no intuito de refletir sobre os desafios e oportunidades que a vida apresenta a esses jovens e o que eles querem para seu futuro.”

Portal para a cidadania

O diretor-presidente do ISE, Rafael Almeida, destacou que mais do que simplesmente instrução, o acesso às ações educativas é um portal para a cidadania plena e a inclusão social em muitos níveis. “É extremamente importante na formação e desenvolvimento de qualquer jovem como caminho para a construção de seu futuro. Ações socioeducativas se fazem ainda mais fundamental quando se trata de adolescentes em conflito com a lei”, frisou.

A vice-prefeita de Rio Branco, Socorro Néri, disse às educandas que esse é um momento para pensarem na construção de um projeto de vida. “A partir dos conhecimentos que estão sendo adquiridos é possível montar um projeto de vida que visa a dignidade humana com condições plenas de desenvolvimento”, observou.

A socioeducanda, J.A.N, disse estar feliz. “Este é um momento para mostrarmos para aquelas pessoas que acreditam na gente que somos capazes de termos uma nova vida ao sair daqui. Planejo usar o que aprendi na oficina de artesanato para ter uma renda e ajudar minha mãe”, pontuou.

Som da Liberdade

As educandas e convidados tiveram a oportunidade de conhecerem mais sobre o projeto Som da Liberdade que utiliza a música como instrumento de prevenção, desenvolvendo não apenas as habilidades musicais, por meio de um curso de iniciação musical, mas sobretudo realizando discussões transversais que envolvem temas como drogadição, gravidez na adolescência, violência familiar e outros.

O Som da Liberdade é coordenado pelo gabinete da Vice Governadoria e desenvolvido em parceria de instituições governamentais e não governamentais.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter