ISE realiza I Batizado de Capoeira em unidade socioeducativa

A política de inclusão social e a promoção da cultura e da arte são parte da missão do Instituto Socioeducativo do Acre (ISE), que realizou nesta quinta-feira, 30, o I Batizado de Capoeira na Unidade Acre, em Rio Branco.

Os adolescentes receberam a primeira graduação na modalidade, resultado de uma oficina de capoeira ofertada por um programa do Ministério da Saúde.

De acordo com o diretor-presidente do ISE, Rafael Almeida, é visível a mudança que a prática do esporte pode surtir no comportamento e na conduta dos jovens em situação de conflito com a lei: “Essa é uma ação que vem ao encontro de todo o processo socioeducativo e pedagógico realizado com esses jovens privados de sua liberdade. Entendemos que nosso papel é incentivar e fortalecer cada vez mais essas iniciativas, que mostram a esses jovens o caminho da boa conduta e das oportunidades que poderão levar pra sua vida em sociedade”.

O jovem F. R. O., 19 anos, foi um dos graduados que, na oportunidade, frisou a importância do incentivo. “É um momento feliz pra mim porque aqui dentro tenho tido oportunidades de participar de coisas que eu não tinha lá fora. Da capoeira eu gostei tanto que não pretendo parar porque acho que ajuda muito a gente também a conviver com outras pessoas e respeitar o outro”, enfatizou.

Quem comemora a conquista também são os pais, ao verem os filhos serem conduzidos para o caminho da ressocialização. Fábio dos Santos é exemplo disso. Pai de um dos adolescentes, ele fez questão de comparecer ao batizado do filho e frisou: “Temos que reconhecer o esforço da diretoria em trazer aqui pra dentro a oportunidade que todos precisam  Pra mim é um motivo de muita alegria estar aqui, participando desse momento hoje, porque aqui eu sei que meu filho está sendo bem cuidado. Meu desejo agora é só tê-lo de volta em casa”.

O diretor da unidade, Adeilson Dantas, ressaltou a importância de outros projetos dos quais os adolescentes participam, como o Som da Liberdade. “Temos jovens se destacando na música, disputando, inclusive, a etapa final de um concurso musical. Isso prova o quanto é válido o incentivo à educação, à cultura e ao esporte”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter