Iteracre vai regularizar cinco glebas em Cruzeiro do Sul

O Instituto de Terras do Acre (Iteracre), em convênio com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o Programa Terra Lega, está na fase final da demarcação de lotes de glebas (parte do terreno que ainda não foi judicialmente dividida) estaduais e federais em Cruzeiro do Sul.

Segundo informa Marcelo Pereira Dantas, chefe do Departamento de Avaliação e Demarcação de Terras do Iteracre, os trabalhos já foram concluídos nas glebas Mocambo, Remanso e São Cristóvão.

No momento, a equipe, composta por cinco servidores, está trabalhando na gleba Sacado, e depois seguirá para o Rio Croa.

Dantas conta que o governo do Estado tem se empenhado em emitir os títulos nas áreas doadas a ele. Nessas áreas, segundo explicou, a titulação fica facilitada, pois o Estado não tem que consultar outro órgão para a emissão dos títulos, desde que ele faça os procedimentos de atualização do cadastro e da medição.

O governo pode emitir títulos entre três e 100 hectares, e o proprietário já os recebe com registro em cartório sem qualquer ônus.

Nas cinco glebas em que o Iteracre está trabalhando em Cruzeiro do Sul, Dantas estima que aproximadamente 500 proprietários serão beneficiados.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter