realização de um sonho

Jovem acreano é convocado para campeonato escolar de handebol no Catar

“Até o ano passado eu nunca tinha saído do Acre, mas com o handebol tudo mudou. Conheci diversas cidades do Brasil em um curto espaço de tempo”, conta José Luciano Costa da Silva, de 17 anos, que representará o Brasil no ISF World Schools Championship Handball (Campeonato Mundial de Escolas de Handbol ISF), realizado entre os dias 21 de fevereiro e 1o de março, em Doha, no Catar.

Natural de Rodrigues Alves, distante 627 quilômetros de Rio Branco, o acreano conta que começou a praticar o esporte aos 14 anos, mas nunca imaginou que chegaria tão longe.

O camisa 8 José Luciano com o time de handebol do colégio Alcimar Leitão (Foto: Arquivo pessoal)

“Fui para a capital em 2016 e tive apoio do meu treinador, Davi Maia, que viu meu desempenho e começou a articular com Luiz Melo, um técnico de Mato Grosso. Acabei indo morar lá e em dezembro, durante os escolares, fui convocado pela Confederação Brasileira de Handebol [CBHb]”, explica.

Lá, começou a treinar no Acampamento Nacional de Desenvolvimento, em São Bernardo (SP). Com isso, a Escola Caic Balduíno, do Piauí, fez o convite que viria a proporcionar sua primeira viagem internacional. “Estou muito feliz. Minha família, que continua lá no interior do Acre, está superempolgada. Talvez até mais do que eu”, diz, em risadas.

“Devo tudo isso ao esporte. Talvez, se não fosse por isso, eu nunca teria ido tão longe. Estou muito feliz pelo caminho que venho trilhando”, afirma.

O treinador do atleta, Davi Maia, conta que o caminho trilhado pelo acreano logo será repetido por mais dois jovens do estado: “É um projeto que faço há nove anos na Escola Alcimar Nunes Leitão, que aplica o handebol de base e visa lapidar e valorizar os pontos positivos de cada jogador e melhorar os fracos. Com o Luciano, fiz toda uma articulação com professores de outros locais, e deu certo. Com isso, quero cada vez levar mais jovens para o Brasil e até mesmo mundo afora”.