reconhecimento

Jovem do “Se Liga Aí” vai colaborar na elaboração de material didático em Brasília

Luziete da Silva, de Manoel Urbano, ao lado do coordenador do “Se Liga Aí”, vai representar o Acre em Brasília (foto: Leônidas Badaró)

O projeto “Se Liga Aí”, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio da divisão de Saúde do Adolescente, e pelo Gabinete da Vice-Governadora, vem crescendo a cada dia. O objetivo da ação é abordar temas como saúde sexual e reprodutiva.

Além da capital, Rio Branco, o projeto já alcançou os municípios de Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Sena Madureira, Brasileia, Xapuri, Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Manoel Urbano e Santa Rosa do Purus, e tem como meta formar 500 jovens multiplicadores que serão capacitados e atuarão ajudando outros jovens, abordando não apenas temas relacionados a saúde sexual, como também temas relacionados a uso de drogas e álcool.

O resultado desse sucesso reflete no surgimento demais um convite, proposto pelo Ministério da Saúde, para que jovens multiplicadores do projeto participem de discussões nacionais da política de saúde para os adolescentes.

No mês passado, dois jovens do programa, um de Cruzeiro do Sul e outro de Mâncio Lima participaram de uma agenda na capital federal.

Dessa vez a experiência em Brasília tem o objetivo da criação de um material didático, como cartilhas, que será distribuído para todo o Brasil, com informações sobre sexualidade, saúde sexual e reprodutiva, métodos contraceptivos, entre outros.

A escolhida para representar o Acre é uma jovem multiplicadora do “Se Liga Aí” em Manoel Urbano. “Quando recebi a noticia que iria viajar fiquei muito feliz. Nós que trabalhamos no projeto, somos adolescente e ainda não temos tanto poder para fazer coisas grandes, mas fazemos o possível com palestras, teatro, falando sobre sexualidade. Quando surge algo grande assim, como a viagem, apenas confirma que temos que continuar nesse caminho e que podemos fazer muito mais”, diz Luziete Castro da Silva, que viaja para Brasília em novembro.