Jovem Embaixador

Jovem embaixadora vai representar o Acre nos Estados Unidos

“Será minha primeira viagem significativa na vida.” É assim que a estudante Jéssica Cavalcante define o intercâmbio que fará para os Estados Unidos da América (EUA), no próximo ano.

A adolescente, de apenas 16 anos, é a mais nova representante do Acre no programa Jovem Embaixador. Ela conta que nunca viajou de avião. “Está sendo incrível, porque não conheço nem mesmo outros estados brasileiros e já vou para os Estados Unidos. Já chorei de felicidade e estou sentido uma emoção que nunca havia sentido antes”.

Emocionada, a estudante relata que está realizando um sonho de vida, “Sempre sonhei ter contatos com os nativos da língua inglesa, e agora vou poder fazer um intercâmbio na América”, diz.

Jéssica faz parte dos 50 estudantes brasileiros selecionados pelo programa. O grupo viajará, em janeiro de 2018, e permanecerá no país americano por um período de três semanas.

Para ser selecionada para a imersão, a estudante teve que passar por um processo de seleção. Entre os requisitos, estudar em escolas públicas era um dos principais. Atualmente, Jéssica conclui o ensino médio na escola José Rodrigues Leite, em Rio Branco.

A propósito, a escola localizada na capital do Acre é referência de talentos. De lá já saíram três jovens embaixadores. “Acredito que isso se deve ao empenho dos nossos professores em valorizar as habilidades dos nossos alunos e também incentivar o voluntariado”, destaca o diretor João Lima.

Jéssica ensina inglês em um espaço da prefeitura no bairro Adalberto Sena (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

Voluntariado

O voluntariado, como enfatizou o gestor, é outro requisito do programa. Jéssica dá aulas de inglês básico para 35 estudantes de baixa renda. “O projeto se chama Amigos Solidários e dou aula para crianças e jovens que não têm como pagar um cursinho”, explica.

Fazem partem da turma crianças dos bairros: Caladinho, Tancredo Neves, Montanhês e Joarez Távora. O pequeno Nikolas Santos, de 9 anos, é um deles, e diz que gosta do inglês “porque quem sabe falar, pode viajar para os Estados Unidos”.

O inglês a jovem começou a aprender em uma instituição privada, no qual tinha uma bolsa de estudo. “Depois eu fui para o Centro de Línguas fazer o módulo avançado, de conversação. Isso foi essencial, porque ampliou meu nível de domínio e oralidade do idioma”, diz. O Centro de Estudo de Línguas (CEL) é uma instituição do governo do Estado e oferece desde 2011 cursos de línguas estrangeira de forma gratuita para estudantes e comunidades. O órgão já atendeu mais de 32 mil estudantes.

Jovens embaixadores 2017, entre eles, Sarah Evellyn embaixadora acreana (Foto: Cedida)

Jovem Embaixador

Um dos benefícios de aprender o inglês é a possibilidade de ser selecionado para o programa Jovem Embaixador, iniciativa da Embaixada Americana no Brasil que, anualmente, seleciona estudantes brasileiros para um intercâmbio nos EUA.

Durante a viagem os jovens visitam a capital do país, Washington (DC) e depois seguem em grupos menores para diferentes cidades americanas, onde participam de reuniões com autoridades do governo, líderes comunitários e desenvolvem atividades de voluntariado.

Além disso, fazem apresentação sobre o Brasil, seu povo, sua cultura e sua história. No final da viagem, eles apresentam planos de ação na área de voluntariado para serem implementados em suas comunidades após o retorno ao Brasil.

Embaixadores Acreanos

O Acre envia jovens desde 2007.  Ao todo, são 11 embaixadores acreanos. Diana Ketlen, coordenadora do programa na região, explica que o intercâmbio transforma vidas. “O nosso senso de limite aumenta, nossa visão de mundo muda e a vontade de fazer mais pela nossa comunidade também”, ressalta.

A própria coordenadora já foi um das selecionadas. Ela representou o Estado em 2009 e hoje está a frente também do YAcre Family (Youth Ambassadors from Acre – Jovens Embaixadores do Acre), que é formado  pelo seleto grupo acreano.

Crianças dos entornos do bairro Adalberto Sena estudam com Jéssica (Foto: Alexandre Noronha/Secom)