Jovens Parlamentares Acreanos encerram mandato e apresentam projeto de lei na Aleac

A primeira sessão da semana na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) teve uma nova presidente. A jovem parlamentar Kaline Montovaneli, estudante do Colégio Estadual Barão do Rio Branco (CEBRB), dirigiu a sessão que encerrou a edição de 2018 do programa Jovem Parlamentar Acreano (JPA).

Programa é uma iniciativa dos deputados estaduais Daniel Zen e Ney Amorim (Foto: Mardilson Gomes/SEE)

Para a jovem, o programa foi uma oportunidade gratificante. “Foi uma experiência única na minha vida. De total aprendizado, em que eu pude sair da cadeira da escola e conhecer o trabalho do Legislativo. Foi muito essencial para a minha vida.”

Durante a sessão, os estudantes apresentaram um projeto de lei que visa incentivar o ingresso dos jovens no mercado de trabalho. De acordo com o jovem parlamentar Yamam Maia, também estudante do CEBRB, o projeto é fruto do aprendizado que eles obtiveram durante os oito meses em que conviveram com o Legislativo.

Estudantes apresentaram um projeto que visa a empregabilidade dos jovens (Foto: Mardilson Gomes/SEE)

“O projeto foi apresentado hoje e a gente espera que entre em vigor, que algum deputado o abrace e que possa melhorar e modificar a nossa conjuntura social”, explica o estudante.

O JPA é uma iniciativa dos deputados estaduais Daniel Zen e Ney Amorim em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) e o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE/AC). De acordo com Zen, além de frequentarem o ambiente da casa legislativa, os jovens participaram de palestras e aulas, verificaram como funciona o rito das sessões ordinárias e extraordinárias, como se deflagra o processo legislativo, como se inicia a tramitação de um projeto de lei, se realiza uma audiência pública e a tramitação dos projetos nas comissões.

“Eu tenho certeza de que todos eles aprenderam muito nesse período de convivência aqui conosco. Torcemos para que retornem aqui depois, no futuro, como deputados eleitos”, celebra Zen.

Segundo a representante da SEE, Vera Lúcia Pires, os trabalhos do JPA se iniciaram no início de 2018, com a eleição dos 24 jovens escolhidos pelos estudantes das escolas de Rio Branco. “Esperamos que futuramente esse projeto se estenda aos outros municípios. Estamos muito felizes com a iniciativa e o resultado do programa.”

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter