Jovens realizam sonho de profissionalização através do Instituto Dom Moacyr

Formandos agora estão aptos ao mercado de trabalho (Foto: Carol Santiago/IDM)

Mais de 200 educandos se formaram nesta segunda feira, 12, em cursos profissionalizantes do Instituto Dom Moacyr Grechy. Oferecidos pelo governo do Estado, através do IDM, os cursos de formação já atenderam mais de 50 mil estudantes desde a criação do instituto e até o fim de 2018, outros 1.625 jovens devem ser alcançados.

Realizada no Teatro Plácido de Castro, a cerimônia marcou um novo passo na vida dos novos profissionais das áreas de saúde (dos Cursos Técnicos em Análises Clínicas, Técnico em Enfermagem, Técnico em Radiologia, Técnico em Saúde Bucal) e Floresta (Cursos Técnicos em Agroecologia, Técnico em Agropecuária e Técnico em Florestas).

Os cursos foram oferecidos por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico em Emprego (PRONATEC) e do Programa de Educação Permanente em Saúde do Estado do Acre (PEP/SESACRE).

Voltados para estudantes de ensino médio regular e na modalidade Ensino de Jovens e Adultos (EJA), os cursos foram executados através da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha e do Centro de Educação Profissional e Tecnológica Roberval Cardoso no município de Rio Branco.

Aos 18 anos, o jovem Rômulo Silva estampava no rosto a alegria em conquistar uma profissão: técnico em agropecuária. “Estou muito feliz em concluir esse curso e agora ser um técnico em agropecuária, foi muito difícil no início do curso, principalmente porque as visitas técnicas eram em ramais, eram muito difíceis de concluir, mas graças ao apoio dos meus familiares e coordenadores do curso eu pude concluir essa etapa. No futuro eu pretendo seguir carreira”, disse entusiasmado.

A diretora-presidente do IDM, Rita Paro, destacou a realização dos sonhos dos jovens de todo o Estado. “Quero ressaltar a importância que é ter hoje mais de 200 novos jovens no mercado de trabalho e ressaltar que nos 22 municípios do Acre temos turmas. Tudo isso é um grande feito pelo futuro dos nossos jovens, agora formados e capacitados e tenho certeza com muita qualidade”, enfatizou a diretora.

O deputado federal Leo de Brito também prestigiou a cerimônia.

“É sempre uma emoção participar de momentos como este, em que mais de 200 pessoas celebram a formação técnica, e que a partir de agora podem vislumbrar um futuro melhor, com grandes chances de ingressar no mercado de trabalho. O IDM já formou mais de 50 mil pessoas no Acre e eu tenho a honra de ajudar nesse projeto com emenda de minha autoria, no valor de R$ 600 mil”, destacou.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter