Redução da burocracia

Junta Comercial do Acre implanta sistema digital para abertura de empresas

Governadora conheceu destalhes do sistema e afirmou que ele será uma nova forma de lidar com a implantação de eficiência dentro da burocracia (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

Em apresentação na tarde desta segunda-feira, 13, na Casa Civil, a governadora em exercício Nazareth Araújo conheceu o sistema de atendimento digital da Junta Comercial do Acre (Juceac), destinado principalmente à abertura de empresas e outros trâmites burocráticos, e já disponível no portal da instituição.

Criado pela Junta Comercial de Minas Gerais, a Junta Digital é um serviço de registro empresarial feito totalmente pela internet, com assinatura digital, segurança jurídica e confiabilidade, o que garantirá mais rapidez e comodidade aos empresários que buscam os serviços do órgão.

“É mais do que agilizar processos, estamos indo muito além disso, colocando um sistema inteligente que vai criar uma nova forma de lidar com a implantação de eficiência dentro da burocracia”, disse a governadora Nazareth Araújo.

Através da Junta Digital será possível retirar guias de pagamento, documentos, certidões, ficha cadastral, acesso a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM), consulta de protocolo, registro digital e livro digital, além de muitas outras atividades.

O presidente da Juceac, Carlos Afonso Cripriano, ressalta: “Vamos ter um impacto positivo, no sentido de que estamos simplificando o tempo de abertura de licenciamento de novas empresas no Acre”.

Em visita ao estado para a implantação do sistema, a presidente da Junta Comercial do Ceará, Carolina Monteiro, aproveitou para falar das vantagens que a ferramenta trouxe para o seu estado.

“Implantamos o sistema em maio deste ano e conseguimos perceber muitas mudanças pra melhor, principalmente no ambiente de negócios local. Redefinimos os processos de forma a dar mais agilidade, uma auditoria interna que melhorou a arrecadação e uma série de integrações com outros órgãos ligados a abertura de empresas”, revela.

A Juceac é uma autarquia administrativamente vinculada ao governo estadual, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens). É também subordinada tecnicamente ao governo Federal, por meio da Secretaria da Micro e Pequena Empresa.