Juruá será a primeira região do Acre a operar com radiocomunicação digital

Terminais possibilitam a transferência de dados de imagens e mensagem criptografadas entre as forças policiais (Assessoria Sesp)
Terminais possibilitam a transferência de dados de imagens e mensagem criptografadas entre as forças policiais (Assessoria Sesp)

O Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp) está modernizando a comunicação entre as forças policiais. Os radiocomunicadores, que atualmente funcionam com sinal de transmissão analógico, serão digitais.

O sistema de comunicação está sendo instalado em Cruzeiro do Sul e abrangerá as áreas de Mâncio Lima e Rodrigues Alves.

Após a instalação do sistema, os policiais técnicos do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) em Cruzeiro do Sul receberão treinamento para manuseio da nova ferramenta.

Segundo os técnicos da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), em pouco mais de 30 dias esses municípios terão radiocomunicação digital, e ainda neste ano o sistema começará a ser implantado em Feijó.

A Sesp, executora do convênio entre os governos federal e estadual, contratou o serviço de radiocomunicação digital da empresa espanhola Teltronic para implantação do sistema que interligará de Assis Brasil a Mâncio Lima o sinal digital, possibilitando ao agente de segurança, quando estiver dentro de uma viatura, ter comunicação com as cidades mais próximas.

“Os operadores de segurança, utilizando o sistema de radiocomunicação digital, contarão com uma comunicação criptografada, além de um benefício com GPS e transferência de dados por meio de imagens e mensagens, trazendo assim uma comunicação mais célere e segura entre as polícias”, explicou o secretário de Estado de Segurança Pública, Emylson Farias.

O gestor de Políticas Públicas Leonardo Barroso, responsável pela instalação das 22 torres do sistema de radiocomunicação que estão sendo instaladas ao longo da BR-364, disse que já foram concluídas 17.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter