Reconhecimento

Liderança indígena Puyanawa agradece Tião Viana por valorização da cultura e investimentos

O governador Tião Viana recebeu na tarde desta segunda-feira, 19, a visita de Puwe Puyanawa, líder indígena do povo Puyanawa, localizado no extremo oeste do Acre, no interior de Mâncio Lima.

Aproveitando o fim da gestão dos oito anos do governador, Puwe fez um agradecimento a Tião Viana por todos os investimentos realizados em favor dos povos indígenas do Acre, especialmente em sua comunidade, destacando a formação de professores locais, a construção de novas escolas e a valorização da cultura tradicional, principalmente do misticismo e espiritualidade.

Puwe (E) fez um agradecimento a Tião Viana por todos os investimentos realizados nos povos indígenas do Acre, especialmente em sua comunidade (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

“Somos uma comunidade de 600 pessoas e possuímos 23 professores da nossa localidade com nível superior. É um número impressionante, nunca imaginamos isso”, conta Puwe.

O fortalecimento e apoio à cultura e tradição dos povos indígenas do Acre é uma política pública constante no governo do Estado nos últimos 20 anos. A celebração em festivais e encontros e o crescimento da produção agrícola nas comunidades são sinais do intenso diálogo entre o Estado e as aldeias acreanas.

Só no setor agrícola, o povo Puyanawa deve chegar ao fim de 2018 com 600 toneladas de farinha produzida, tendo mercado garantido para o produto. Parte desse fortalecimento e resgate foi realizado com apoio do governo do Estado desde o início dos anos 2000. Já na gestão de Tião Viana, os investimentos para os povos indígenas foram intensificados, garantindo ampliação na educação, agricultura, gestão territorial e a realização de festivais culturais, sendo o Atsá Puyanawa um dos de maior destaque do estado.

“Foram-nos dadas grandes oportunidades nos últimos 20 anos. Agradeço pelo nosso povo, nossas lideranças, nossas famílias, ao senhor governador Tião Viana, e quero afirmar vamos continuar juntos. A vida tem mudanças, mas vamos continuar pensando em uma vida cada vez melhor”, salientou Puwe.