Líderes de organizações criminosas são transferidos para Mossoró

Medida faz parte do conjunto de ações de combate ao crime (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

O Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), em parceria com o Ministério Público (MPAC) e o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), articulou, junto ao Ministério da Justiça, a transferência de 15 presos para presídios federais em Mossoró (RN). Na manhã desta quinta-feira, 12, os reeducandos embarcaram e passam a ser de responsabilidade da justiça federal.

A transferência faz parte das medidas adotadas pelo governo do Acre no combate às organizações criminosas que atuam no estado, como explica o secretário de Segurança Pública, Emylson Farias. “É uma das medidas para conter a violência no cárcere, pois mediamos essa transferência há alguns meses”, explicou.

Farias ressaltou ainda que todas as ações têm o intuito de evitar uma rebelião com várias mortes dentro das unidades prisionais, como foi registrado no Amazonas e em Roraima. “No primeiro semestre deste ano iremos reestruturar as unidades prisionais para criação de novas vagas nos presídios”.

De acordo com o diretor-presidente do Iapen, Martin Hessel, os presos que foram para Mossoró estavam no regime disciplinar diferenciado (RDD). “Em um trabalho unificado das forças, identificamos os líderes de facções e os isolamos no RDD para que os mesmos não tivessem contato com pessoas até a sua transferência”.

Hessel diz ainda que outras medidas foram tomadas, pois revistas estão sendo realizadas em todas as unidades prisionais do estado. “Na quarta-feira, fizemos uma revista na unidade Francisco D’Oliveira Conde e encontramos vários pedaços de ferros, celulares, facas e até uma pistola”, relatou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter