Lula e Tião Viana falam sobre Pesquisa e Inovação no 10º Connepi

O evento ocorre de 30 de novembro a 3 de dezembro, e reuniu em seu primeiro dia de atividades, quase dois mil visitantes (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Evento vai de 30 deste mês a 3 de dezembro e reuniu em seu primeiro dia de atividades quase dois mil visitantes (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva prestigiaram na noite de segunda-feira, 30, no Centro de Eventos Comfort, a abertura do décimo Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), organizado pelo Instituto Federal do Acre (Ifac).

O evento, sediado pela primeira vez no estado, ocorre de 30 de novembro a 3 de dezembro e  já reuniu em seu primeiro dia de atividades quase dois mil visitantes.

Recepcionados pela reitora do Ifac, Rosana Cavalcante, estiveram presentes, ainda, o representante do Ministério da Educação, Marcelo Feres, da Universidade Federal do Acre (Ufac), José Bispo da Silva, do Sebrae/Acre, Rosa Nakamura, e demais membros e reitores da rede Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Norte e Nordeste.

O destaque da abertura foi uma palestra ministrada por Lula, o ex-presidente responsável pela criação e expansão dos institutos federais em todo o Brasil.

“Lula fez a educação brasileira ser revolucionária, dando a verdadeira importância ao ensino técnico profissionalizante. Obrigada, Lula, por criar o Ifac e, junto com o governo do estado, consolidar este lindo projeto de educação no Acre”, agradeceu a reitora do Ifac.

Inovação e Empreendedorismo

Lula palestrou sobre a evolução da educação brasileira e os investimentos na inovação e pesquisa (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Lula palestrou sobre a evolução da educação brasileira e os investimentos na inovação e pesquisa (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Com o tema “Inovação e Empreendedorismo”, o décimo Connepi traz uma programação composta por exposição de artigos científicos, palestras, mesas-redondas, minicursos e apresentações culturais.

Em sua palestra, Lula trouxe às centenas de jovens que participaram do congresso um diálogo sobre a evolução da educação brasileira e os investimentos em inovação e pesquisa.

“Inovação neste país é permitir que um índio possa frequentar a escola técnica, que um negro ingresse na universidade, que os filhos de pessoas humildes façam faculdade. E que esse país tenha igualdade de oportunidade para todas as classes”, afirmou o ex-presidente.

Lula também destacou a relevância de programas de incentivo educacionais criados pelo governo federal, como o Ciência Sem Fronteiras, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o investimento de R$ 20 bilhões que o governo brasileiro destinou à ciência e tecnologia no país.

A eclosão do ensino universitário

Para o governador Tião Viana, o que os governos Lula e Dilma Rousseff fizeram em nome de um sonho inovador para a educação brasileira resultaram na eclosão do ensino universitário no país, pelas mãos de um governo que tem esperança e acredita que o futuro do Brasil está na educação.

“E o resultado de tudo isso reflete muito aqui no Acre: 98% dos nossos professores possuem ensino superior. Somos o segundo estado que mais oferta vagas para os jovens ingressarem na universidade. Isso demonstra que a educação acreana tem um enorme futuro”, pontuou o governador.

O representante do Ministério da Educação, Marcelo Feres, disse que o ex-presidente é um sonhador que acreditou na educação brasileira e, de fato, a transformou. “Em sua gestão foram criadas 214 novas unidades de ensino profissionalizante, e com a expansão desse projeto, hoje o Brasil possui 562 unidades”, contou Feres.

O Connepi

O Connepi tem apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Caixa Econômica Federal, Eletrobras, governo do Acre, prefeitura de Rio Branco e da Universidade Federal do Acre (Ufac).

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest