Mãe de quatro filhos investe em formação: quer ser assistente social

(Foto: Marinez Lopes/SEE)
Ivanete: “Melhorei consideravelmente” (Foto: Marinez Lopes/SEE)

O ano de 2016 significa um recomeço para Ivanete Bezerra. Aos 45 anos de idade, ela volta a estudar após anos longe da escola e várias tentativas de concluir o ensino básico.

Na infância não teve contato com o ensino formal, porque desde muito cedo trabalhou como doméstica para sobreviver. “Não tinha família, nem ninguém que cuidasse de mim. Tive que trabalhar e minha patroa não me liberava para estudar”, conta.

Aos 22 anos, entrou em uma escola pela primeira vez e conseguiu chegar até a 4ª série. Engravidou e novamente teve que abdicar dos estudos. “Nesse período tive que cuidar da minha filha e meu companheiro também não queria que eu estudasse”, explica.

Com o passar dos anos, Ivanete teve mais dois filhos e se separou do companheiro. As dificuldades aumentaram, mas o sonho de ter uma formação continuava vivo. Então, matriculou-se na Escola Estadual Berta Vieira.

“Só que engravidei novamente e ficou mais complicado. Então, o apoio dos professores e da diretora fez toda a diferença. Passei a gravidez inteira estudando”, diz. Logo retornou ao ritmo dos estudos, com o bebê ao colo. “Quando ele completou um ano, teve até festinha na sala de aula”, conta.

O quarto filho da prole gerou um impedimento judicial: “A Justiça exigiu que eu dedicasse mais tempo para meus filhos. Por isso tive que escolher entre trabalhar e estudar. Como preciso da minha renda, larguei os estudos novamente”, explica.

Cinco anos depois, com as crianças um pouco maiores, emprego novo e mais flexível, Ivanete retomou o sonho de terminar a formação e encontrou na Educação de Jovens e Adultos (EJA) a oportunidade para isso.

“Se eu tenho o conhecimento, a forma de buscar meus objetivos fica mais fácil. Antes da EJA até minha forma de falar era ruim, hoje melhorei consideravelmente”, avalia.

A auxiliar de serviços gerais pretende, ao término do ensino médio, cursar Serviço Social para ajudar crianças órfãs: “Como passei por muitos obstáculos para estudar, penso em ser assistente para não ver mais nenhuma criança fora da escola e passando dificuldade. Quero ter meios para ajudar”, explica.

Para os interessados em retomar os estudos, as matrículas do EJA seguem abertas até o dia 29 deste mês. Confira a lista de escolas que possuem vagas para EJA em Rio Branco .

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter