Ato de amor

Mães doadoras de leite são homenageadas no Dia Nacional de Doação de Leite Humano

O objetivo da data é incentivar e promover a doação de leite materno (Foto: Álefe Souza/Sesacre)

Visando sensibilizar a sociedade quanto à importância da doação de leite materno, além de apoiar e promover o aleitamento, foi realizada na sexta-feira, 19, uma programação voltada ao Dia Nacional de Doação de Leite Humano, no auditório do Hospital Santa Juliana.

Além das mães doadoras de leite e das que receberam doações para seus bebês, estiveram presentes a primeira-dama do Estado Marlúcia Cândida e representantes do Comitê Estadual de Proteção, Apoio e Promoção do Aleitamento Materno; Banco de Leite da Maternidade Bárbara Heliodora; Divisão de Saúde da Criança e Aleitamento Materno; Hospital Santa Juliana; Universidade Federal do Acre e Sociedade Acreana de Pediatria.

Durante o encontro, foram realizadas palestras sobre aleitamento materno e importância da doação de leite, sorteio de brindes, entrega de certificados para as mães doadoras e premiação para a mãe que mais doou durante o ano de 2016.

Marlúcia Cândida lembrou que já foi doadora de leite. “Amamentei meus três filhos e fui doadora de leite também e reconheço a importância desse ato para ajudar a salvar vidas”, disse.

No Acre, o Banco de Leite da Maternidade Bárbara Heliodora é responsável pelo trabalho de incentivo e coleta de leite materno que é utilizado para o consumo de bebês prematuros ou com problemas no aparelho digestivo que não conseguem ou não podem mamar no peito.

A servidora do Banco de Leite, Selma de Oliveira, também é doadora voluntária há cerca de um ano. “Quando eu comecei a trabalhar no Banco de Leite eu ficava fascinada e pensava que se tivesse outro filho eu seria doadora e 13 anos depois eu tive outro bebê e minha produção de leite era muito alta, então comecei a doar leite. É muito gratificante ter a oportunidade de alimentar seu filho e ainda poder ajudar outros bebês que precisam”, relata Selma.

Selma de Oliveira trabalha no Banco de Leite da maternidade e também é doadora (Foto: Álefe Souza/Sesacre)

Segundo o coordenador do Banco de Leite, Hélio Pinto, as doações nem sempre são suficientes para suprir as necessidades de toda a maternidade. “Conseguimos um total de oito a dez litros por mês, mas ainda não é o suficiente, por isso trabalhamos a conscientização das mães para que se tornem doadoras e ajudem na recuperação dos bebês que nascem com dificuldades de mamar”, esclareceu.

Como e por que doar

Um pote de 300ml de leite pode alimentar até 10 crianças
(Foto: Arquivo Secom)

Quem quiser ser doadora, basta entrar em contato pelo telefone 0800 6471060 ou ligar na Maternidade Bárbara Heliodora no (68) 3224-1290 que uma equipe vai ao encontro da interessada, realiza a entrega do kit de doação e presta as orientações necessárias.

Um pote de 300 ml de leite alimenta até dez recém-nascidos. Os bebês prematuros ou com baixo peso têm maior chance de sobrevida e recuperação quando alimentados com leite do peito.

O Brasil possui 218 dos 292 Bancos de Leite distribuídos pelo mundo, mas a resistência em conseguir doadoras ainda é grande.