Maior evento de ciência e tecnologia do Acre chega a Sena Madureira pela segunda vez

A regional do Purus está recebendo a segunda edição da Ciência Itinerante, uma extensão do maior evento de ciência e tecnologia do estado, a Mostra Acreana de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação – Viver Ciência.

A abertura do evento foi na noite desta quarta-feira, 13, em Sena Madureira, na escola Dom Júlio Mattioli. Representantes da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) e autoridades locais prestigiaram a solenidade.

Durante o ato, a coordenadora do núcleo da SEE na região, Neiva Lima, expressou a satisfação em receber a Ciência Itinerante pelo segundo ano consecutivo na regional, que contempla a cidade sede e também Manoel Urbano.

“Estamos aguardando aqui os estudantes de toda nossa rede estadual e municipal, além da comunidade escolar de Manoel Urbano, porque é um momento de popularizarmos a ciência e as áreas afins para a comunidade da nossa região”, explica.

Programação segue até esta quinta-feira (Foto: Eduardo Gomes)

A diretora de Inovação da SEE, Cleide Prudêncio, disse que a Ciência Itinerante em regionais como o Purus representa a interiorização da Pesquisa e da inovação. Lembrou também que o Estado e vários parceiros se unem para realizar o evento, mas que a essência da Viver Ciência está nas escolas.

“ O evento só existe porque durante todo o ano a escola produz pesquisa, investiga, cria e recria.  Aqui é o momento  dessas instituições apresentarem para a população os trabalhos em todas as áreas do conhecimento que estão sendo desenvolvidos  no dia a dia do ano letivo”, destaca.

O diretor da escola anfitriã, Irlan Nunes, lembrou que a Ciência Itinerante é um momento ímpar para a educação do Purus: “Porque é  a oportunidade de mostrar o protagonismo dos estudantes, onde eles podem expor seus projetos seja no campo da ciência, da tecnologia e da inovação ou das artes”, frisa.

A abertura do evento contou com apresentações culturais e visita dos alunos ao Planetário. As outras atividades da programação estão abertas para o público durante todo o dia desta quinta-feira, 14.Na Mostra os visitantes poderão conhecer pesquisas e projetos de pelo menos seis escolas, além de oficinas, atividades do palco cultural, exposições e os serviços ofertados pelas instituições parcerias como o Instituto Federal do Acre (Ifac), Detran e Seaprof.

Tema

A Mostra Viver Ciência é uma realização do governo do Acre e este ano aborda a temática “Amazônia Viva”. A extensão do evento, que é realizado na capital para as outras regionais, é uma forma de oportunizar que todos os alunos do interior do Acre tenham acesso às atividades da maior mostra educacional da região.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter