Maioria das escolas da rede estadual iniciam recesso nesta segunda

As atividades escolares serão retomadas no dia 21 de julho

Milhares de alunos da rede pública estadual já se preparam para o momento tão esperado por todos: o recesso escolar de julho, que começa oficialmente na próxima segunda-feira, 14. Os estudantes terão em média uma semana de descanso, retornando às atividades escolares no dia 21 de julho, para cumprir o restante do calendário escolar de acordo com o que estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), ou seja, duzentos dias letivos.

Enquanto muitos estudantes estarão relaxando e se divertindo, outra turma vai continuar os trabalhos de preparação para a volta das atividades. Trata-se dos professores e coordenadores, que neste período se reúnem para fazer o planejamento do restante do ano letivo.

O recesso escolar, como é chamado as curtas férias do meio do ano, pode variar em algumas escolas, que através de um acordo com a comunidade escolar tem autonomia para  definir o melhor cronograma. Este é o caso de uma das mais tradicionais unidades de ensino da capital, o Colégio Estadual Barão do Rio Branco, que entrará em recesso entre os dias, 21 de julho a 01 de agosto. Meiry Silva, gestora do CERB alerta que mesmo durante as férias, a instituição vai abrir os portões para os alunos que desejam praticar atividades esportivas.

Situação semelhante ocorre com a escola Humberto Soares que estendeu a data de término das férias para o dia 04 de agosto. De acordo com a diretora da Humberto Soares, Isamar Andrade, a mudança na data visa não prejudicar o aprendizado dos alunos, pois neste período em que ocorre a Expoacre, muitos estudantes faltam às aulas devido exercerem algum tipo de atividade na feira. “Esta iniciativa de mudar o calendário não vai trazer nenhuma perda para o aluno, já que iremos repor a prorrogação, nos feriados do segundo semestre”, ressaltou a Isamar.

Segundo o diretor de gestão institucional da Secretaria de Educação, Jean Mauro, as escolas tem total governabilidade para alterar seus calendários de acordo com as particularidades, desde que cumpram a carga horária de 800 horas e os 200 dias letivos.

A rede estadual de ensino do Acre atende 153 mil estudantes em 675 escolas. O término do ano letivo está previsto para o dia 11 de dezembro.  

ESCOLA ABERTA

Alunos que freqüentam o Programa Escola Aberta nos finais de semana terão a oportunidade de participar de atividades esportivas, oficinas biojóias, informática, violão, capoeira, manicure e teatro no período de recesso.Ao todo, cerca de 50 oficinas estão cadastradas no programa que funciona em cinco escolas de Rio Branco: João Aguiar, Henrique Lima, Berta Vieira, Serafim Salgado e Paulo Freire.

O Programa.Escola Aberta visa contribuir para a melhoria da qualidade da educação, a inclusão social e a construção de uma cultura de paz mediante ampliação de atividades oferecidas aos alunos e à comunidade, aos finais de semana.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter