Mais de 150 alunos de telecentros recebem certificação do Estado

“Eu me sinto preparada para atuar na área de informática a partir do que aprendi durante o curso no telecentro. O curso é gratuito, com boa qualidade e certificado. Tenho certeza de que vai contar muito para eu entrar no mercado de trabalho. Isso fará toda a diferença no meu currículo.”

Certificação de alunos dos Telecentros em Rio Branco (Foto: Alexandre Noronha)

Com essas palavras, a estudante Karina do Nascimento expressa sua gratidão ao ser certificada em um dos cursos realizados nos telecentros. Ela está entre os mais de 150 alunos que nesta terça-feira, 12, receberam o certificado de conclusão dos cursos oferecidos pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sect), nos telecentros em Rio Branco.

“Não é apenas mais uma oficina, mais um curso. É a abertura de oportunidades para essas pessoas com uma metodologia que envolve todo um trabalho de construção de uma nova mentalidade, de incentivo a essa juventude a trilhar seus caminhos no futuro. Temos orgulho de poder fazer parte desse processo”, destacou a secretária adjunta da Sect, Rose Scalabrin.

Numa parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), além dos cursos básicos de informática, são trabalhados temas como educação ambiental, de acordo com a gestora da Semeia, Paola Fernandes. “No ano passado, tivemos a feliz notícia de que o Estado havia implantado em todos os telecentros a educação ambiental. Para nós, é gratificante poder disseminar a cultura de preservação e cuidados com o meio ambiente. Estamos plantando hoje pensando no futuro.”

Neste primeiro semestre, foram oferecidos os cursos de Operador de Computador, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Recursos Humanos e oficina de Libras, com algumas atividades realizadas por meio do projeto Telecentro na Escola, que tem como objetivo capacitar a comunidade escolar, preparando jovens para o mercado de trabalho.

“Eu não tinha condições de pagar um curso e tive essa oportunidade de receber a capacitação bem perto da minha casa, sem pagar nada. Terminei o de informática e estou fazendo de libras, e ainda vou fazer outros. Já pensou uma oportunidade dessa? Eu não vou deixar passar”, disse o autônomo Saron de Melo.

Os telecentros

Telecentros são espaços livres públicos que oferecem a comunidades acesso a computadores conectados à internet.

Atualmente, o setor de inclusão digital da Sect coordena dez telecentros. Cada unidade possui normalmente de dez a quinze micros. Além desse acesso livre, os telecentros oferecem cursos e oficinas durante todo o ano.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter