Mapa cirúrgico do HC agenda cerca de 60 procedimentos por semana

DSC_0237
HC realiza cerca de 60 cirurgias por semana (Foto: Junior Aguiar/Sesacre)

Organizar para dar celeridade à agenda de procedimentos cirúrgicos no Estado. É este o objetivo do mapa cirúrgico do Hospital das Clínicas de Rio Branco (HC), que semanalmente realiza de 40 a 60 intervenções nas especialidades de ginecologia, ortopedia, cirurgia plástica reparadora de lábio leporino e fenda palatina, vascular, cabeça e pescoço, entre outras.

Esta semana, João Lorenzo, cirurgião plástico de Minas Gerais, está em Rio Branco com 15 agendamentos. A maioria dos procedimentos é de correção de lábio leporino em crianças especiais, que precisam ser sedadas.

“Vou trabalhar em parceria com o dentista Wilker Bonfar. Hoje, por exemplo, estamos operando uma criança de quatro anos e realizando um alongamento de palato que vai facilitar o processo de fala dela”, comentou o médico.

No “Espaço da Família” do HC, parentes aguardam notícias de quem está no centro cirúrgico. É o caso da comerciante Bruna Andrade, que acompanhou a mãe na cirurgia de retirada do útero.

“Desde que descobrimos o mioma, há dois anos, nos preparamos para este momento. Minha mãe fez todo o acompanhamento pelo SUS, e o agendamento da cirurgia foi rápido e sem complicações. Estamos aliviados, pois tudo deu certo”, disse Bruna.

A área de cirurgias ortopédicas está com 25 procedimentos agendados para esta semana, entre fratura de fêmur, clavícula e quadril.

O HC atende demandas de traumas do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) para reduzir a demanda reprimida e desafogar a instituição.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest