Marechal Thaumaturgo agradece a Tião Viana por pavimentação e saneamento

Obras incluem distribuição de água, coleta e tratamento do esgoto, pavimentação e drenagem, além da destinação correta do lixo. Investimento de R$ 36 milhões (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Marechal Thaumaturgo é um dos quatro municípios do Acre chamados de “difícil acesso”. A cidade só é acessível por via aérea ou fluvial, sem estradas que a liguem a outras. Com isso, levar obras de infraestrutura se torna um verdadeiro desafio, ainda mais quando o governador Tião Viana assumiu pavimentar e levar saneamento integrado a todas as ruas da cidade, num projeto ousado que já está se concretizando.

Nesta segunda-feira, 14, o governador pôde ver de perto alguns dos resultados desse desafio único, capaz de levar cidadania, saúde e qualidade de vida a toda uma população.

Com o Programa de Saneamento Ambiental e Inclusão Socioeconômica do Acre (Proser), executado pelo Departamento de Pavimentação e Saneamento do Acre (Depasa), Marechal Thaumaturgo recebe distribuição de água, coleta e tratamento do esgoto, pavimentação e drenagem, além da destinação correta do lixo. Tudo isso num investimento de R$ 36 milhões.

“Isto aqui é uma mudança muito profunda. Nós ousamos enfrentar o maior desafio de saneamento básico integral que algum estado do Brasil já tenha enfrentado. Vamos reduzir as doenças, a mortalidade infantil, as internações hospitalares e melhorar a vida das pessoas”, disse Tião Viana, com grande satisfação pelos resultados.

Vida que muda

“Era a coisa mais feia, não tinha nada que prestasse. Eu fico muito feliz agora, muito agradecida. Se o governo não tivesse feito isso, não tava prestando não”, conta Maria Lioneza (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Em Marechal Thaumaturgo já estão concluídas as obras do porto de acesso e do terminal de transbordo. Agora avançam as etapas de pavimentação, esgotamento e fornecimento de água, com a construção de uma nova estação de tratamento (ETA), com quatro quilômetros de ruas já concluídos.

Andando pelas ruas da cidade, o governador pôde receber o carinho dos moradores, que fizeram questão de agradecer pela nova realidade que agora começa em suas vidas. Gente como Maria Lioneza, morando há cinco anos no mesmo lugar com a família, sem nunca imaginar que a rua um dia seria pavimentada.

“Quando a gente chegou aqui a lama era no meio da perna. Se chovesse, a gente não podia nem sair de casa. Era a coisa mais feia, não tinha nada que prestasse. Eu fico muito feliz agora, muito agradecida. Se o governo não tivesse feito isso, não estava prestando não”, conta.

Sol Praxedes, também beneficiada pela rua que nunca imaginou ter, não se conteve: “Antes era lama total. Agora você está vendo a pavimentação de primeira. A gente vai deixar de usar a sacola nos pés. O comércio vendia mais sacola que produto até. Quando chegar o inverno, a gente vai poder andar calçado, nossas crianças vão poder ir para a escola limpinhas”.

O benefício em comunidade chega inclusive às igrejas. O pastor Alan Almeida fez questão de agradecer ao governador por todo o empenho e a mudança nos trabalhos sociais que serão realizados a partir de agora.

“A prosperidade não é apenas financeira, mas também física e espiritual. E um trabalho desses vai nos ajudar nos dois sentidos, com o acesso à casa de Deus. Agradecemos ao governador por todo este projeto, que também tem nos beneficiado com a prestação dos nossos serviços à sociedade”, ressalta o pastor.

Nova tecnologia

(Foto: Sérgio Vale/Secom)

Com ladeiras de até 72 graus de inclinação e 20 metros de altura, junto de um solo instável, construir em Marechal se torna um desafio para a engenharia acreana. A equipe de engenheiros do Depasa, com o auxílio da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), decidiu optar pela tecnologia de placas de concreto para o pavimento. Para o tratamento de esgoto, decidiu-se por estações individuais, que serão construídas diretamente nas casas.

O diretor-presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães, reforça: “Aqui foi um esforço extraordinário para trazer todos os insumos e garantir essa ordinária produção no verão. Thaumaturgo está ganhando uma feição nova. Vai poder se considerar um dos lugares campeões em saneamento básico logo, logo, com uma tecnologia que vai garantir duração de décadas”.

Durante a visita às obras, também prestigiaram os resultados o deputado federal César Messias, o deputado estadual Lourival Marques e a ex-deputada federal Perpétua Almeida.

Segundo o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Daniel Zen, é uma conquista: “Para nós, que trabalhamos na Aleac, é importante, porque este investimento passou por lá, foi votado com a base de sustentação e hoje estamos vendo o resultado. Estamos falando de municípios isolados, e isso é um grande avanço”.

Leia também: Com ruas de concreto, Marechal Thaumaturgo recebe um novo significado de dignidade

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter