A todo vapor

Marechal Thaumaturgo recebe obras de pavimentação em ruas

Ação faz parte do Programa de Saneamento Integrado executado pelo governo do Estado (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Desde a última sexta-feira, 16, Marechal Thaumaturgo começa a viver uma nova realidade com o Saneamento Ambiental Integrado. Está sendo realizada a pavimentação de oito quilômetros de ruas com uma nova tecnologia no estado para este tipo de ação: o concreto armado.

Ruas antes intrafegáveis, com grandes buracos e sem saneamento básico algum estão recebendo uma rede de distribuição de água, coletores de esgotos individuais para cada casa e uma rua com até 20 cm de concreto.

“Essa é a primeira rua do Acre com esse tipo de tecnologia. Nós começamos esse projeto há três anos, e tivemos essa dificuldade pois a cidade foi construída sobre um solo que se move”, explicou Edvaldo Magalhães, diretor-presidente do Departamento de Pavimentação e Saneamento do Acre (Depasa), órgão responsável pela execução das obras.

A ação faz parte do Proser (Programa de Saneamento Ambiental e Inclusão Socioeconômica do Acre). O programa é do governo do Estado, com financiamento de R$ 24 milhões em parceria com o Banco Mundial, para o município.

Moradores aprovam as obras de melhoria (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Em paralelo às obras de pavimentação e saneamento, ocorre também a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água e ampliação da rede de água.

No fim do último ano foi entregue mais uma etapa desse programa, a rampa de acesso ao porto e o terminal de transbordo, para os agricultores armazenam sua produção.