Em 2018

Marlúcia Cândida atrai apoio e convida participantes do GCF para conferência gastronômica

Cumprindo agenda de prospecção de negócios e cooperação, a primeira-dama Marlúcia Cândida fez o anúncio para a Conferência Internacional Katoomba Acre Gastronomia Amazônica de Baixo Carbono na plenária principal do encontro anual da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF), nesta quinta-feira, 28, em Balikpapan, na Indonésia.

Marlúcia apresentou as principais propostas do Katoomba Acre (Foto: Leonildo Rosas)

Marlúcia apresentou as principais propostas e convidou os membros participantes para a conferência que reunirá profissionais e especialistas que trabalham com sistemas alimentares da Amazônia. O Katoomba Acre Gastronomia Amazônica de Baixo Carbono, será realizado de 5 a 7 de junho de 2018, no Centro-Escola de Gastronomia, na Cidade do Povo, em Rio Branco.

Apoio ao programa

A primeira-dama participou de várias agendas durante o GCF. No último dia 26, ela apresentou o Programa de Gastronomia e Hospitalidade, ação desenvolvida pelo governo do Estado, para representantes do setor de negócios do GCF e na Reunião Anual.

Na reunião com o pesquisador americano Daniel Nepstad, uma das referências mundiais em ecologia florestal da Amazônia, diretor do Earth Innovation Institute, ficou sinalizado o apoio amplo à política de gastronomia de baixo carbono.

Daniel Nepstad garantiu apoio ao evento gastronômico (Foto: Cedida)

“Muitas pessoas sabem que o Acre é o pioneiro numa economia verde, mas poucas sabem que parte dessa agenda é cultural, culinária. Quando você chega aos restaurantes do Acre encontra carpaccio de pirarucu, produzido no estado num modelo sustentável. Agora o Acre quer ampliar essa visão para o resto da Amazônia e para o mundo. Acho fundamental, pois as pessoas ao invés de acharem que é uma agenda posta de fora, é acreana, um movimento voltado para as raízes da Amazônia, para a dieta indígena baseada no peixe e ingredientes da floresta. Acho fantástico e vale à pena investir”, comentou Nepstad.

Tim Clairs, assessor político e técnico do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), também se mostrou receptivo e fará contato com escritórios do Brasil e do Panamá para agendas de apoio ao programa.

“As agendas foram positivas para a consolidação da política de gastronomia de baixo carbono. Mostramos nosso potencial com base na economia verde que busca posicionar nossos produtos no mercado, promovendo a cultura da alimentação saudável para o meio ambiente e a saúde humana. O Acre caminha para ser o endereço da gastronomia amazônica ”, disse a primeira-dama.

Marlúcia Cândida participou do GCF como convidada da organização internacional Forest Trends, co-organizadora juntamente com o governo do Estado do Katoomba Acre Gastronomia Amazônica de Baixo Carbono.