Maternidade Bárbara Heliodora celebra redução de cesarianas, melhoria no atendimento e produtividade

Até o mês de agosto, já foram 3.725 partos na Maternidade Bárbara Heliodora, sendo que 1.992 foram normais e 1.733 cesarianas (Foto: Fhaidy Acosta/Sesacre)

Para apresentar os bons resultados dos trabalhos desenvolvidos dentro da Maternidade Barbara Heliodora (MBH) ao longo de 2018, a direção da unidade realizou na manhã desta sexta-feira, 09, um ‘café da manhã com prosa’ com os servidores da Maternidade e do Hospital da Criança.

A atividade, compartilhada com os servidores do complexo Serviço de Atenção Básica da Mulher e da Criança (Sasmac), contou com a participação de 50 profissionais que puderam conferir os índices de redução das cesarianas em 10,44% comparado ao segundo quadrimestre do ano passado.

“É uma ação realizada anualmente. Nunca aconteceu uma redução tão grande de cesarianas. Eu associo esses resultados às capacitações e qualificações profissionais. Desde a implantação do núcleo de educação permanente em 2017 na maternidade temos melhorado os índices”, destaca a gerente da MBH, Serlene Gonçalves.

Serlene conta ainda que há outros números significas que devem ser celebrados. Um deles é a redução de 50% na taxa de episiotemia, que se trata do corte realizado durante o parto, além de 96,37% dos partos normais serem realizados em posição não ginecológicas. Outro número é a melhoria no faturamento das AIHS (Autorização para Internação Hospitalar) em 10,64% comparado com ano de 2015, que representa mais repasse do Ministério da Saúde à maternidade.

“Durante o café com prosa mostramos os avanços com o comparativo em relação ao ano passado e apresentamos os resultados no aumento das atividades da equipe da maternidade e do Hospital da Criança, apesar de tantas dificuldades. Esse momento é uma prestação de contas dos serviços essências, orientação sobre os direitos dos pais, e resultado no aumento da produtividade”, enfatiza Serlene.

Se os números positivos são resultados da capacitação dos profissionais, quem tem uma grande parcela nessas conquistas é o Núcleo de Educação Permanente da unidade.

“Foi muito interessante a forma que foi colocada esse café da manhã, para mostrar os resultados pois, quem está na assistência acha que nada melhora, e podemos perceber que, mesmo com as dificuldades que tivemos, o resultado dos índices são coisas que a gente nem sempre visualiza. Nossa satisfação é imensa em poder contribuir com a melhoria da qualidade do atendimento na maternidade e no Hospital da Criança”, acrescenta a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente, Tamires Mota.

Até o mês de agosto, já foram 3.725 partos na Maternidade Bárbara Heliodora, sendo que 1.992 foram normais e 1.733 cesarianas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter