De Mãos Dadas

Maternidade Bárbara Heliodora recebe doação de materiais para UTI

O material doado foi definido pelo próprio grupo, que analisou a necessidade das crianças e também dos pais (Foto: cedida)

Seja com recursos próprios ou parcerias, o objetivo é o mesmo: proporcionar uma saúde de qualidade à população acreana. E objetivando essa melhoria, o diretor da Maternidade Bárbara Heliodora, Wagner Bacelar, fechou parceria com o grupo de Mãos Dadas, que tem como objetivo ajudar crianças especiais com síndrome raras.

Por meio dessa parceria, o grupo realizou doou vários materiais para a Unidade de Tratamento Intensivo da Maternidade Bárbara Heliodora (MBH). Na lista de equipamentos doados estão duas televisões de 32 polegadas, 10 termômetros, cinco aparelhos de pressão infantil, cinco máscaras de oxigênio com reservatório, uma caixa de escalpe, três caixas de multivias (equipamento para o recebimento de medicação), dois fios guias de intubação.

“Essa é a segunda vez que o grupo faz doação para a maternidade, mas na primeira vez tivemos dificuldades com a própria gestão que não demostrou muito interesse por essa parceria. Estamos felizes pelo apoio e disposição demostrados pela nova gestão e vamos realizar a entrega de mais materiais que compramos e ainda não chegaram”, explica Rosa Dias, umas das fundadoras do grupo.

Rosa Maria Dias é técnica de enfermagem e tem também formação em serviço social, mais dedica-se exclusivamente a cuidar de sua filha de 3 anos de idade que possui uma síndrome rara não catalogada. Desde que sua filha passou a fazer o acompanhamento na MBH ela viu a necessidade de mais equipamentos e também de dar apoio aos familiares.

“Somos mães de crianças especiais e eu vi o descaso e o abandono da última gestão e também via o esforço da equipe médica que é excelente, então decidi montar um grupo para ajudar essas crianças”, explica Rosa Maria. Ao saber do interesse em contribuir para a melhoria da unidade, a nova gestão da Maternidade Bárbara Heliodora (MBH) recebeu o grupo, explicando a necessidade da unidade e destacando a importância dessas parcerias.

“Gostaria de agradecer ao grupo por esse ato de solidariedade de doar vários materiais e equipamento para a UTI pediátrica. Essas doações irão ajudar a salvar as vidas de nossas crianças. Convido também outros grupos de ajuda humanitária que queiram fazer parceria conosco”, ressalta o diretor da MBH Wagner Bacelar.

De mãos dadas

No ano de 2018, Rosa Dias, seu esposo e um casal de amigos decidiram montar o grupo de apoio para arrecadar fundos em benefício de crianças com síndromes raras. Com eventos como feijoadas, bazar e doações de terceiros, arrecadam dinheiro para comprar materiais hospitalares e outros que contribuem para oferecer mais qualidade de vida às crianças.

“Nosso foco é ajudar crianças especiais com síndrome rara, promover a inclusão, dar apoio as famílias que em muitos casos são do interior do estado. Vamos continuar trabalhando para que nosso grupo se torne quem sabe uma organização não governamental (Ong) para que possamos ajudar cada vez mais. Vamos continuar fazendo arrecadações e eventos em prol dessas crianças, e com a gestão do nosso lado fica ainda melhor para se trabalhar”, destaca Rosa Dias.

Participantes do grupo De Mãos Dadas (Foto: Cedida)