Prazo para matrículas de novos alunos nas escolas estaduais vai até dia 26

A etapa estará vigente até o próximo dia 26 de janeiro (Foto: Arquivo/SEE)

Começa nesta terça-feira, 23, e vai até o dia 26 de janeiro, o prazo de matrículas para novos alunos na rede pública de ensino. Para orientações sobre onde efetivar as matrículas, pais ou responsáveis dos alunos devem comparecer ao Centro de Referência de Inovações Educacionais (Crie), ao lado da prefeitura de Rio Branco, onde funcionará uma central de matrículas com equipe diariamente em horário comercial.

“As vagas são destinadas a alunos que mudaram de endereço, assim, precisando mudar de escola, alunos vindos de outros estados ou municípios e, ainda, para aqueles que desejam mudar de instituição”, conta a coordenadora estadual de matrículas da Secretaria Estadual de Educação e Esporte (See), Milla Almeida.

“Na ocasião, não serão efetuadas matrículas, estaremos apenas encaminhando os pais para as escolas que possuem vagas para seus filhos, em suas respectivas zonas, nos bairros mais próximos para cada família”, enfatiza a coordenadora.

Esta é a última fase do processo geral de matrículas no estado. Além das matrículas para novos alunos, a SEE também trabalhou no encaminhamento de alunos transferidos (2 a 12 de janeiro), matrículas da Educação de Jovens e Adultos /EJA (15 de janeiro a 16 de fevereiro), matrículas do Programa Especial Poronga/Ensino Fundamental (15 de janeiro a 16 de fevereiro) e matrículas do Programa Especial PEEM/Ensino Médio (15 de janeiro).

Os pais devem comparecer ao Centro de Referência de Inovações Educacionais, ao lado da prefeitura de Rio Branco (Foto: Arquivo/SEE)

Vagas para todos os alunos

Desde 2016 a rede pública tem melhorado o processo de transferência de alunos que precisam alterar o período de ensino, saindo do infantil para o fundamental e do fundamental para o médio. Para Milla Almeida, “esse trabalho melhorou muito o fluxo de trabalho, já que fazemos todo um planejamento, evitando que o pai esteja indo de escola em escola em busca de vaga para o filho”.

Agora, com todo esse processo de planejamento e de reordenamento de rede, o que os pais precisam fazer, neste caso, é apenas ir à escola em que o aluno foi encaminhado confirmar a matrícula, processo que terminou no último dia 19 de janeiro.

No período de encaminhamento, foram entregues listas em todas as escolas da rede estadual durante o fechamento de ciclo, onde os alunos que precisavam cursar novo período de ensino em outra escola eram transferidos automaticamente.

“A própria direção da escola que o aluno está saindo encaminha a lista para os pais verificarem para onde o aluno foi encaminhado. Isso melhorou muito, acabaram as filas nas escolas. E mais, há vagas para todos os alunos”, enfatiza a coordenadora.

Novidade

Em 2018 a educação estadual do Acre implanta uma novidade para os alunos do sistema de Educação de Jovens e Adultos. Serão ofertadas aulas no período diurno para os estudantes interessados, algo que ainda não acontecia.

O fato se deu depois de a secretaria perceber que a maioria dos alunos matriculados no EJA trata-se de adolescentes, que também gostariam de praticar a modalidade durante o dia. “Abrimos essas turmas durante o dia porque o perfil dos alunos do EJA, principalmente do fundamental I e II, são de adolescentes. Como algumas escolas já estão encerrando as ofertas de aulas no período noturno, pensamos que seria importante acompanhar isso e que esses alunos também pudessem estudar no período diurno”, afirma Milla Almeida.

Desse modo, a secretaria também visa desafogar a quantidade de inscritos na Escola CEJA, que continua ofertando aulas no período da manhã, tarde e noite, facilitando, assim, a vida dos estudantes.

Escolas que passarão a ofertar aulas do EJA durante o dia

  • Maria Chalub Leite
  • Georgete Eluan Kalume
  • Castelo Branco
  • Áurea Pires
  • Reinado Pereira da Silva
  • Elias Mansour Simao Filho
  • Lindaura Martins Leitão
  • Terezinha Miguéis.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest