Medicina tradicional da floresta mantém o ofício de “raizeiro”

Garrafada representa a medicina natural da floresta (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Garrafada representa a medicina natural da floresta (Foto: Diego Gurgel/Secom)

A elaboração de remédios naturais a partir de ervas medicinais reflete a riqueza biológica e cultural amazônica. Como um dos saberes tradicionais da floresta, tem herdeiros, aprendizes e adeptos. Como o gaúcho Leandro Mondim, que há quase duas décadas se dedica ao ofício de “raizeiro”, isto é, profissional que planta as espécies, elabora garrafadas e as vende.

Leandro abandonou a profissão de bancário e teve seu primeiro contato com o Acre por meio da comunidade ayahusqueira. Mudou de estado e de estilo de vida. Mora atualmente em uma colônia no município de Capixaba, irrigada pelo Igarapé Traíra. Vive exclusivamente da terra, não desmata e, para estruturar mais o seu trabalho e arte, pensa em investir para dispor de uma estrutura similar à de um laboratório.

Com clientela definida e crescente a partir do testemunho positivo de seus produtos, o extrativista mantém seus cinco filhos com a renda de seu trabalho. E conta que sempre apreciou os métodos naturais: “A natureza tem princípios ativos que a ciência não estuda”. Em aprendizado contínuo com seus novos vizinhos seringueiros e indígenas, defende que as ervas, cascas e seivas são mais eficientes e menos agressivas para o corpo humano do que a medicação química.

Produção

mondim

Todo o conhecimento é engarrafado. Transforma-se em xaropes e tônicos, compostos por um coquetel de vegetais amazônicos. Por isso atendem uma grande variedade de sintomas, já que cada planta tem variadas propriedades medicinais, segundo Mondim. Os produtos possuem “Selo Verde”. As principais matérias-primas são unha-de-gato, óleo de angico, copaíba, andiroba, jatobá, ipê-roxo e sangue de dragão. Muitas dessas espécies são base para medicamentos sintéticos que são vendidos nas farmácias.

Quanto à escala de produção, Leandro conta que prepara, semanalmente, cerca de 10 litros de garrafadas. A menor versão tem 300 ml e é vendida a partir de R$ 15. Muitas pessoas vão até sua propriedade buscar o produto, e ele também o oferece em alguns órgãos públicos, o que o faz se deslocar à capital duas vezes ao mês. Além disso, deixa parte em alguns comércios locais. Contudo, a principal forma de divulgação é boca-a-boca, o que eventualmente faz com que seus preparados sejam enviados até para outros estados.

Unha-de-gato é planta de  medicinal que têm combatido a metástase do câncer, explica o raizeiro
Unha-de-gato é a planta de medicinal que têm combatido a metástase do câncer, segundo raizeiro (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Cura

Gregória, esposa de Leandro, tinha pedras na vesícula e é um dos exemplos de cura por meio do tratamento natural. O vendedor de garrafadas tem vários exemplos de sucesso, principalmente para gastrite, diabetes, reumatismo e anemia. Como a estudante de direito, Sanathia Alves, que estava há várias semanas sofrendo com gastrite, com dores e tomando remédios, no entanto, não via melhora. Seu marido buscou garrafada do Leandro e após 10 dias nunca mais sentiu as dores.

Um dos mais interessantes é o uso da garrafada no combate ao câncer, com a unha-de-gato (Uncaria tomentosa), devido ao impedimento da metástase, atesta o raizeiro. Em 1994, esta espécie obteve o reconhecimento oficial da Organização Mundial da Saúde (OMS) como planta medicinal. Nas últimas décadas, vem sendo pesquisada aqui e em várias partes do mundo como esperança em tratamentos anti-inflamatórios para doenças como herpes, aids, e também para a cura do câncer.

Panamazônia

Com sua empresa, “Floresta Encantada”, Leandro será um dos expositores da Feira Panamazônia, que a partir do dia 10 terá, no Horto Florestal, sua terceira edição realizada. Por isso está preparando um estoque para atender o público e divulgar seu trabalho, sobre o qual faz uma reflexão instigante: “Acho gratificante ajudar as pessoas, porque quando elas se curam se cria um laço de amizade e gratidão, que vai além da relação de mercantilismo”.

A feira incentiva a integração comercial, uma vez que reúne mais de 25o expositores de todo estado e também de países vizinhos. O gestor de artesanato do Sebrae, Aldemar Maciel explica que este é um evento de promoção comercial para o atacado e varejo: “Muitos lojistas estão vindo negociar produção para revenda e também é a oportunidade para as vendas de natal, já que estamos em período propício com a proximidade das festas de final de ano e com um maior volume de dinheiro circulando”.

biojoias
Biojóias são artesanatos com a identidade do Acre, produto que se encontra na feira Panamazônia (Foto: Diego Gurgel/Secom)