Médicos participam de capacitação em “Teste do Olhinho”

O “Teste do Olhinho” deve ser realizado na primeira semana de vida (Foto: Angela Peres/Secom)

Voltada para pediatras que atuam na atenção primária em saúde, a capacitação em “Teste do Olhinho” ou “Teste do Reflexo Vermelho” foi realizada nesta quinta-feira, 23, no auditório do Conselho Regional de Enfermagem (Coren).

Durante o treinamento, a pediatra Simone Chaves falou da importância do teste na detecção de patologias como catarata, glaucoma congênito, tumores e outras doenças oculares. “O teste do olhinho deve, preferencialmente, ser feito na primeira semana de vida. Com ele, o pediatra ou outro profissional pode detectar precocemente essas doenças, o que possibilita um tratamento em tempo hábil”, explicou Simone.

Os profissionais de Rio Branco foram os primeiros a receber a capacitação, que deve se repetir futuramente em Brasileia e Cruzeiro do Sul.

A pediatra Simone Chaves falou sobre a importância do teste na detecção precoce de doenças da visão (Foto: Junior Aguiar/Sesacre)

“Embora não seja obrigatório, o governo do Estado decidiu implantar esse teste na atenção primária, ampliando o acesso da população ao exame, a fim de colaborar para o diagnóstico precoce de doenças que podem se agravar e até levar a óbito, caso não sejam detectadas a tempo”, disse a gerente da Divisão de Saúde da Criança da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), Rafaela Chagas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter