Meio Ambiente garante apoio para avanço dos programas REM KfW

(Foto: Gilberto Soares/MMA)
AC e MT têm apoio do MMA para avançar em programas REED Early Movers (REM) do governo da Alemanha, por meio do KfW (Foto: Gilberto Soares/MMA)

Durante reunião no Ministério do Meio Ambiente (MMA), em Brasília, na terça-feira, 13, o governador Tião Viana entregou ao ministro Sarney Filho a carta do governo do Acre que pleiteia a efetivação de um convênio entre o Mato Grosso (MT), o governo do Acre e o MMA, para avançar no Programa Global REDD Early Movers (REM) do governo da Alemanha, financiado por meio do Banco de Desenvolvimento KfW.

De imediato, o ministro sinalizou apoio aos estados. Participaram, ainda, da reunião, o secretário de Meio Ambiente do Acre, Edegard de Deus, a chefe da Casa Civil, Márcia Regina Pereira, o representante do Serviço Florestal Brasileiro, Ângelo Ramalho, e chefes das secretarias executiva e de Mudanças Climáticas do MMA.

Na carta direcionada ao ministério, Tião Viana se refere à necessidade de implementação das ações relativas à declaração que visa o desmatamento ilegal zero até 2020, assinada durante a COP21 em Paris (França).

A meta global é reduzir o desmatamento na Amazônia em 80% em relação ao desmatamento médio de 1996 a 2005, que ainda não foi atingido.

“O ministro concordou de imediato e disponibilizou equipe técnica para discutir conosco a demanda. Isso vai nos possibilitar no futuro termos mais projetos por resultados”, contou Márcia Regina.

O MMA vai apoiar os estados para que avancem nas negociações para elaboração das propostas ao programa REM, de modo que se comprometem a cumprir todas as exigências propostas pelo Conaredd.

O programa REM

É um programa bilateral de cooperação internacional que disponibiliza pagamentos por resultados de emissões de carbono reduzidas, geradas pela redução do desmatamento.

O programa não gera offsets e nem prevê a transferência de créditos de carbono, ao passo que permite a utilização de emissões reduzidas premiadas por meio do programa no relatório de metas do Brasil.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter