cuidados

Mesmo sem registro, saúde alerta unidades sobre febre amarela

A diretoria da Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde do Estado (Sesacre) se reuniu com as gestões do Sistema Assistencial à Saúde da Mulher e da Criança (SASMC), Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e a regional do Juruá, a fim de falar sobre os casos de febre amarela no país.

Em virtude do aumento no número da doença em alguns estados brasileiros, cresce a preocupação com a prevenção, o que tornou o assunto pauta a ser tratada na tarde da última quarta-feira,17.

Já que o estado não apresenta registro da doença há mais de 70 anos, as atenções estão voltadas para as pessoas que chegam ao Acre vindas principalmente do Rio de janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Bahia, estados onde tem sido registrado o maior número de casos no país.

“Estamos reunidos para dialogar com a gestão dessas unidades, passando algumas estratégias a serem tomadas em casos de pessoas que venham das regiões de risco para o Acre, apresentando sintomas característicos de febre amarela. Assim, podem orientar as equipes das respectivas unidades do estado para que elas saibam como proceder nesses casos”, explica o diretor de Vigilância em Saúde, Moisés Viana.

O trabalho de prevenção da doença é reforçado a partir de uma cartilha disponibilizada pelo Ministério da Saúde (MS) que especifica aos profissionais como proceder em caso de pacientes possivelmente contaminados com a febre amarela.

“Esse tipo de encontro é importante. Mesmo não tendo casos registrados aqui no Acre, nossas unidades precisam ficar atentas caso aconteça alguma ocorrência da doença. Nosso objetivo é sempre oferecer o melhor atendimento possível aos usuários”, afirma Gleiciany Miranda, gerente de assistência da UPA Via Verde.