Milhares de devotos participam da procissão de São Sebastião em Xapuri

Em um gesto de fé e gratidão às bênçãos alcançadas, milhares de fiéis de São Sebastião, padroeiro de Xapuri, percorreram, neste sábado, 20, as ruas do município durante a procissão de encerramento da 116 ª edição do novenário, que homenageia o santo.

Como de costume, o governador Tião Viana, acompanhado da primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida e filhos, prestigiou a Santa Missa, promovida na Paróquia de São Sebastião, em Xapuri, juntando-se posteriormente a multidão de devotos na procissão.

Pessoas de toda região do Acre e estados vizinhos compareceram ao novenário (Foto: Sérgio Vale/Secom)

“São Sebastião é o santo dos humildes e sofredores, dos que têm fé e esperança. Portanto, estar nesta procissão é como estar na de São Francisco de Assis, pois são santos da bondade e da defesa dos pequenos”, salientou Tião Viana.

A aposentada Judith Gomes da Silva, 61 anos, todos os anos comparece ao novenário do santo, que segundo ela “sempre protegeu os xapurienses”. “Desde que eu morava no seringal, aqui em Xapuri, participo dessa festa santa. Fui morar em Rio Branco, mas todos os anos venho para agradecer a São Sebastião pelas graças e proteção. Ele curou a minha perna que estava com sérios problemas e me causava muitas dores”, testemunhou a devota.

Hausted da Silva, montador de equipamentos frigorificos, saiu de Porto Velho (RO) para festejar a data em Xapuri. “Há alguns anos eu adoeci, minha mãe fez uma promessa para São Sebastião e eu fiquei curado. Desde então, todos os anos participo da procissão do dia 20”, contou.

Turismo religioso

Jovens, crianças, adultos e idosos, a festa reuniu gente de toda a idade. Segundo a Secretaria de Estado de Turismo e Lazer (Setul), cerca de 10 mil pessoas comparecem anualmente ao novenário de São Sebastião. “Essa foi uma das moires procissões”, frisou o governador ao final do evento.

A segunda maior festividade religiosa do Acre reúne pessoas de todo o estado, bem como de outros centros do país. Nesse período do ano, a oferta de serviços do setor hoteleiro e alimentício aumenta significativamente, resultando na geração de emprego e renda na região.

Um shopping popular, com 240 postos para os camelôs, foi inaugurado pela Prefeitura de Xapuri para suprir a demanda de serviços.

O que disseram

“Essa festa foi preparada com muito carinho e gerou resultados, milhares de pessoas nas ruas de Xapuri pedindo paz, amor e muitas pedindo também que o coração do homem amoleça, seja como o de São Sebastião, perdoando sempre”, –  prefeito de Xapuri, Ubiraci Vasconcelos.

“A gente sempre participa desse dia que é muito importante. São Sebastião é um santo dos humildes, que nos revela muito fé e força. Todos os anos viemos participar desse encontro para renovar a nossa fé e buscar força para continuarmos na nossa jordana” –  primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândido.

“Eu conheço muitas festas religiosas, vou a novenários, mas a de Xapuri possui algo muito diferente, pois aqui é a terra de Chico Mendes, foi o berço da revolução acreana e tem um passado muito importante para o estado e para o povo acreano. A festa de São Sebastião proporciona um grande encontro das famílias, de quem nasceu aqui e foi embora, e volta com saudade, – senador Jorge Viana.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter