Qualificação do trade

Ministério do Turismo oferece cursos gratuitos em plataforma digital

A plataforma de ensino à distância Brasil Braços Abertos oferece cursos online gratuitos voltados aos funcionários do trade turístico – composto por restaurantes, hotéis e demais equipamentos do setor – em diversas áreas: sustentabilidade, educação ambiental, turismo acessível e línguas, entre outros.

A iniciativa foi lançada pelo Ministério do Turismo e, até o momento, já chegou a cerca de cinco mil inscritos em todo o Brasil.

As qualificações estarão disponíveis até o dia 30 de dezembro, por meio do site brasilbracosabertos.turismo.gov.br. As aulas podem ser iniciadas logo após o cadastro na plataforma.

O aluno poderá fazer o curso por meio de celular, tablet ou notebook. Ao todo, serão 80 horas aula nos mais diferentes módulos, aplicadas por meio de videoaulas e jogos educativos. Ao final, o participante poderá obter o certifico pelo próprio site do programa.

De acordo com a secretária de Turismo e Lazer, Rachel Moreira, essa é mais uma oportunidade de qualificação para profissionais da área do turismo. “É importante que as pessoas que estão envolvidas no setor turístico estejam capacitadas para atender quem visita a cidade. O curso gratuito é um adicional simples, rápido e muito interessante para que o trade esteja atualizado sobre os setores turísticos”, diz.

O canal Braços Abertos teve uma versão piloto durante os Jogos Rio 2016, que contou com a inscrição de 8,2 mil barraqueiros, quiosqueiros, ambulantes, trabalhadores do setor de hospedagem e outros profissionais do turismo.