Ministério do Turismo reconhece potencial de 14 cidades acreanas

Praticar o ecoturismo é uma das possibilidades no Acre (Foto: Diego Gurgel/Secom)

O Mapa do Turismo Brasileiro foi divulgado na última quinta-feira, 14, com a lista de 3.285 municípios de 328 regiões turísticas. O Acre foi um dos estados que registrou crescimento quando comparado à última edição do levantamento, divulgada em 2016.

O mapa do turismo no estado cresceu 40%. Cinco municípios foram inseridos e um, excluído. Agora são 14 as cidades que demonstraram interesse em trabalhar com o turismo e desenvolver a economia em cinco regiões acreanas.

Esse crescimento é resultado das políticas públicas implementadas no setor pelo governo do Acre. Todas as áreas foram identificadas e classificadas para receber os investimentos adequados.

“Tivemos a oportunidade de inserir novos dados para compor o mapa. Foi um trabalho intenso de diálogo com as prefeituras e empresários. Órgãos foram criados para gerir o turismo e as cadeias que ele movimenta”, lembrou Rachel Moreira, titular da Secretaria de Estado de Turismo e Lazer (Setul).

A atualização periódica do Mapa é parte das ações do Plano Brasil + Turismo, do governo federal, para fortalecer o setor no país.

No Acre apenas Rio Branco alcançou classificação A – as demais cidades figuram entre as categorias D e E. Os destinos ainda não possuem grande fluxo turístico e precisam de mais apoio para geração de empregos e locais para hospedagem.

“É por meio da categorização e do mapa que as prefeituras podem concorrer e receber recursos dos editais disponibilizados pelo governo federal. Quem compõe o relatório também pode receber os recursos do Estado”, afirmou Rachel Moreira.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter