ministro_secom_acre_SV06112015 (22)
Em sua primeira visita ao Acre, o ministro Marcelo Castro afirmou que o Estado possui um trabalho exemplar em relação ao SUS (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O novo ministro da Saúde, Marcelo Castro, veio ao Acre na tarde desta sexta-feira, 6, para conhecer alguns dos principais projetos do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado, além de realizar a entrega dos medicamentos revolucionários Sofosbavir e Declatasvir, usados no tratamento da hepatite C. O governador Tião Viana acompanhou a agenda do ministro, que também incluiu uma visita ao Instituto de Traumatologia e Ortopedia (Into), que já zerou suas filas de exames de radioimagem.

Sendo a primeira vez de Marcelo Castro no estado, o ministro revelou sua surpresa ao conhecer as instalações. “Visitando a saúde do Acre, eu já encontrei mais do que o governador me relatou. Esse é um setor que se fortalece se as três esferas do Executivo agirem sinergicamente, e aqui temos um exemplo de como isso funciona bem. Estou verdadeiramente impressionado com o nível de atenção que o SUS passa aos pacientes em Rio Branco. Quero parabenizar o Acre pelo nível de saúde que vocês alcançaram”, disse Marcelo Castro, em evento no Hospital das Clínicas.

ministro_secom_acre_SV06112015 (16) (1)
Tião Viana apresentou ao ministro o Into, construído com recursos federais e que em menos de três meses zerou as filas de exames (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Durante o encontro, foi lembrado que os governos estaduais devem aplicar no mínimo 12% de seu orçamento com a saúde, mas o ministro revelou que o governo do Acre investe 18%. Para Tião Viana, que foi o primeiro médico infectologista do estado, ver avanços novos como a medicação moderna para a hepatite chegando ao Estado gera o sentimento de satisfação junto ao governo federal.

“O que fizemos foi romper com a desesperança que existia em torno da saúde pública. As pessoas estão renascendo. Nosso SUS é o maior patrimônio público do Brasil. Eu sei que o ministro tem uma grande responsabilidade de gerir um sistema que pode não ter recursos o suficiente, mas nós temos que lutar por esse benefício para a população”, ressaltou Tião Viana.

Para o governador, o momento é de agradecer o apoio federal, pois sem essa contribuição grandes obras e mudanças estruturais como duas novas UPAs, o Into, a verticalização do Huerb e o Hospital de Brasileia não poderiam ser realizadas.

O ministro ainda pôde ouvir o relato de pacientes de hepatite que estão há 10 dias usando a nova medicação. Ela aumenta em mais de 90% a chance de cura da doença e se tornou a esperança de Álvaro Melo, diagnosticado aos 19 anos com hepatite C, precisou de transplante e mesmo assim foi recontaminado. “Esses 11 dias têm sido de muita emoção na minha vida. Eu tenho um sentimento muito simples: gratidão. O paciente tem que gostar do seu médico, do seu hospital, e eu já passei por cinco grandes hospitais em São Paulo, mas aqui no SAE [Serviço de Atendimento Especializado] nós temos um atendimento único”, revela.

Into zera filas de exames no Acre

Antes do evento no Hospital das Clínicas, o ministro da Saúde, acompanhado pelo governador Tião Viana, pôde conhecer as instalações do Centro de Imagem por Diagnóstico (CDI), primeira etapa do Into do Acre. “Foram 13.413 exames realizados em menos de três meses, e o resultado é de que zeramos as filas de ressonância nuclear magnética, tomografia computadorizada, radiografia digital e ultrassonografia. Isso aqui é único no SUS do nosso país”, ressaltou Tião Viana.

Construído com recursos do governo federal, o Into realiza em média cerca de 200 exames por dia, de segunda a sábado, a partir das 7 horas, sem intervalo para almoço, encerrando as atividades às 18 horas. Quando estiver com total operacionalidade, o instituto atenderá casos de neurocirurgia e traumatologia, com espaço para internação e fisioterapia.