Ministro Henrique Alves vistoria obras do aeroporto e assina convênio

Autoridades vistoriam obras de recuperação da pista de pouso, e do terminal de passageiros (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Autoridades vistoriam obras de recuperação da pista de pouso e do terminal de passageiros (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, esteve em Rio Branco nesta quinta-feira, 19, para cumprir agenda de trabalho dos projetos referentes ao setor que coordena.

Alves foi recepcionado no aeroporto pelo governador Tião Viana, prefeito Marcus Alexandre, primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida, deputados estaduais, secretários de governo e empresários da área.

O senador Jorge Viana e os deputados federais Léo de Brito, Raimundo Angelim e Alan Rick fizeram parte da comitiva. O grupo vistoriou as obras de recuperação da pista de pouso e do terminal de passageiros, que passa por nova ambientação de sua fachada e interior. O projeto é assinado pela primeira-dama do Estado e arquiteta Marlúcia Cândida.

A obra da Infraero está orçada em R$ 150 milhões, e vai entregar a reforma da pista em dezembro e a ampliação do terminal em junho de 2016. “Aqui no Acre, conseguimos quatro vertentes essenciais do turismo: ecológico, de aventura, gastronômico e religioso. Colocamo-nos nesse ambiente de acolhimento, e estamos trabalhando com muito empenho, muito cuidado, para gerar o melhor resultado possível para o futuro”, disse o governador Tião Viana.

Após a vistoria das obras, foi realizada a apresentação de um vídeo sobre a nova ambientação do terminal. Marlúcia explicou o conceito do projeto.

“A ideia do projeto é de que, ao chegar ao aeroporto, a pessoa sinta a presença da Amazônia na arquitetura, de forma simples e leve, com os pilares em forma de galhada em sua fachada e os painéis internos que remetem à floresta. O teto relembra as ondas dos rios. E o mobiliário será feito com um design que remete à nossa identidade, fabricados por empreendedores acreanos.”

Festival Gastronômico de Mercado

Assinatura do termo de referência do projeto do Festival Gastronômico de Mercado (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Assinatura do termo de referência do projeto do Festival Gastronômico de Mercado (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Ainda no aeroporto, o ministro assinou o termo de referência do projeto do Festival Gastronômico de Mercado, aprovado pelo Ministério do Turismo. O Acre foi o único estado da Região Norte contemplado no edital, que tem a Secretaria de Estado de Turismo (Setul) como executora. O festival tem previsão para setembro de 2016. O investimento será de R$ 258 mil.

A secretária de Estado de Turismo, Rachel Moreira, agradeceu ao ministro pelo incentivo aos projetos turísticos no estado. “O Acre tem potencial, e a gente precisa trabalhar, porque o turismo tem a incrível capacidade de ser o acelerador, o retorno diante de uma crise. Ele gera emprego, renda, abrange 52 segmentos e deve ser visto como gerador de negócios”, disse.

O ministro Henrique Alves falou da importância das obras para o atendimento de qualidade da população acreana e para o desenvolvimento do turismo no Acre, e parabenizou pela premiação do evento gastronômico.

“O turismo caminha para ser a agenda social, econômica e política do nosso país, e o Acre tem tudo para despontar neste momento novo do turismo brasileiro. Fiquei encantado com o projeto do aeroporto, a fachada com essas galhadas, que remetem à floresta. É algo maravilhoso”, ressaltou.