Missão do BID acompanha Programa de Desenvolvimento Sustentável do Acre

Essa é uma missão técnica de monitoramento e avaliação do programa (Foto: Elynalia Lima)
Essa é uma missão técnica de monitoramento e avaliação do programa (Foto: Elynalia Lima)

Com o objetivo de acompanhar os avanços do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Acre (PDSA-II), a Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) está recebendo desde 23 de abril uma missão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que segue até este sábado, 30.

A cada quatro meses uma equipe do BID vem ao estado para monitorar e avaliar os projetos que são financiados pelo PDSA-II. “Nós estamos apresentando o projeto e eles, pontuando o que está bem e o que não está, e priori o nosso projeto está evoluindo muito bem no que foi proposto”, avaliou o diretor executivo da Seplan, Quesnay Lima.

Segundo o diretor executivo, o PDSA I construiu as florestas e reestruturou as secretarias que estão envolvidas no processo de fortalecimento da economia agroflorestal.

O PDSA II vai utilizar as bases que foram criadas no primeiro e transforma em economia. “O conceito que a gente utiliza é cadeia de valor, ou seja, eu tenho uma base industrial que vai processar o que vou produzir”, afirma Lima.

Outro componente do projeto é o estudo socioeconômico das famílias que irão receber o apoio econômico desse programa. “É importante fazer um diagnostico, tendo a família que recebeu e a que vai receber os recursos futuramente, para fazer uma comparação se ocorreu a melhoria da rendas dessas famílias”, declara a engenheira florestal e responsável pela subvenção econômica do PDSA II, Erilene Silva.

A missão segue até sábado, 30, quando visitas em campo serão realizadas, com o intuito de conhecer e entrevistar famílias escolhidas para fazer parte do programa.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter