Atenção pela Vida

Monumentos da capital recebem iluminação especial para o Maio Amarelo

Durante todo o mês de maio, serão realizadas no Acre ações do movimento Maio Amarelo com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

Em alusão ao movimento, o Palácio Rio Branco, o mastro da Bandeira do Acre (Gameleira), o Horto Florestal, o Lago da Universidade Federal do Acre (Ufac), a rotatória da Corrente (em frente ao Batalhão de Policiamento de Trânsito), o Tribunal de Justiça e a rodoviária internacional ganharam iluminação amarela, que permanecerá durante todo o mês. A cor amarela faz referência à sinalização de advertência, que também simboliza atenção.

O movimento será lançado oficialmente na próxima terça-feira, 2, no Teatro da Universidade Federal do Acre (Ufac), ao qual estarão presentes o governador do Estado do Acre, Tião Viana, servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC), representantes de instituições parceiras e sociedade.

De acordo com o diretor-geral do Detran, Pedro Longo, a parceria entre o poder público, privado e a sociedade civil é primordial para que a paz no trânsito seja discutida e praticada em todas as esferas e com a importância que ele exige.

“Gostaríamos da participação e do envolvimento de toda a sociedade nas ações de conscientização e educação para o trânsito, a fim de reduzirmos os índices de acidentes de mortos e feridos nas vias”, afirma Longo.

Ao longo de maio a equipe de educação do Detran-AC promoverá uma vasta programação, com ações educativas em Rio Branco e no interior. Estão previstas realização de diversas blitz educativas, apresentação de peças teatrais, ações de conscientização em estabelecimentos comerciais, escolas, empresas, bairros além de caminhadas.