Moradores da Cidade do Povo recebem formação profissional

Antônio, 19, único homem do curso, foi o aluno destaque da turma (Foto: Angela Peres/Secom)
Antônio Sabóia, 19, único homem do curso, foi aluno-destaque da turma (Foto: Angela Peres/Secom)

Foram 40 horas de formação, entre aulas práticas e teóricas, num espaço acolhedor: a varanda da casa de uma moradora do bairro Cidade do Povo, em Rio Branco. Os beneficiários da Quadra 1B participaram, durante 13 dias, do curso de maquiagem oferecido pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Habitação de Interesse Social (Sehab).

A inciativa faz parte do Projeto Técnico Social de pós-ocupação da área, que prevê a realização de oficinas, palestras e cursos para a comunidade local. O encerramento do curso, com entrega de certificados para os participantes, foi realizado na tarde da quinta-feira, 29.

Foto: Angela Peres/Secom
Alunos receberam certificado de 40 horas de formação (Foto: Angela Peres/Secom)

No meio de tantas mulheres, Antônio Sabóia foi quem se destacou como melhor aluno. Ele é ex-presidiário e responde a processo em liberdade. Sua história foi compartilhada entre as colegas, e hoje o desejo é de um recomeço sem os erros do passado. “Eu paguei pelo meu erro, e hoje me apego a todas as oportunidades de ser alguém melhor. Quando soube do curso, não pensei duas vezes e vim fazer. Vou usar meus conhecimentos para maquiar minha mulher e minhas amigas, e penso em ganhar dinheiro com isso também”, disse.

A secretária de Estado de Habitação, Janaína Guedes, participou da entrega dos certificados. Emocionada, falou da importância desse momento, que visa, acima de tudo, promover um bom convívio entre os moradores da Cidade do Povo. “Estamos oferecendo mais que um curso profissionalizante. Este momento é a oportunidade de vocês se conhecerem, e a partir disso, viverem em comunidade, criando laços. Essa capacitação é o pontapé inicial pra o futuro profissional caso algum de vocês decida seguir na área.”

Outra aluna que se destacou na turma foi a dona de casa Ediza dos Santos, de 51 anos, que prometeu usar o que aprendeu para dar aquele empurrãozinho na vaidade. “É a primeira vez que mexo com maquiagem. Não sei se vou usar isso profissionalmente, mas sei que a partir de agora vou andar mais bonita por aí”, comentou.

Todas as quadras da Cidade do Povo serão atendidas com o projeto de pós-ocupação. A próxima quadra a ser beneficiada é a 22, que receberá cursos de auxiliar de cabeleireiro e reciclagem.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter