Mortes no trânsito da capital diminuem 33% no primeiro trimestre

Um dado positivo foi a diminuição de 10% no número total de acidentes de trânsito na capital (Foto: Arquivo Secom)
Um dado positivo foi a diminuição de 10% no número total de acidentes de trânsito na capital (Foto: Arquivo Secom)

Dados estatísticos da Coordenação de Engenharia do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran) revelam que o número de mortes nas vias de Rio Branco de janeiro a março deste ano, se comparado com o mesmo período de 2015, diminuiu 33%, excluindo as vítimas em rodovias federais.

Em 2015, foram seis mortes no trânsito entre os meses citados na pesquisa. Já em 2016, o número caiu para quatro mortes. Outro dado positivo foi a diminuição de 10% no número total de acidentes de trânsito na capital. Em 2015, foram 1.210 acidentes entre os meses de janeiro e março, e em 2016, 1.088 no mesmo período.

Para o diretor-geral do Detran, Pedro Longo, a redução é bastante positiva, pois Rio Branco concentra mais de 64% da frota total de veículos de todo o estado.

O gráfico mostra a redução no total de mortes no trânsito da capital (Gráfico Assessoria Detran)“Há mais de 158 mil veículos circulando na capital, junto a pedestres e ciclistas. Mesmo assim, obtivemos êxito nas reduções de acidentes. O declínio demonstra a atuação das ações educativas, de engenharia de tráfego e também de fiscalização, mas a colaboração da sociedade no cuidado e respeito à vida tem sido imensamente importante”, afirma.

Campanhas educativas

Durante todo o mês de maio, o Detran vai realizar diversas atividades educativas de conscientização em Rio Branco e Cruzeiro do Sul, a fim de chamar a atenção da sociedade  para os altos índices de mortes no trânsito no Brasil e no mundo.

O movimento Maio Amarelo será lançado oficialmente nesta quarta-feira, 4, no Teatro da Universidade Federal do Acre (Ufac), quando será apresentado o Projeto de Respeito às Faixas de Pedestre.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter