11ª edição

Mostra Cinema e Direitos Humanos será realizada em maio

    Organizadores do evento no Acre concederam entrevista coletiva na manhã desta quinta (Foto: Assessoria Sejudh)

A arte aliada ao debate da garantia de direitos básicos é a proposta da 11ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, que será realizada de 9 a 14 de maio, na Filmoteca Acreana, em Rio Branco, com entrada gratuita. A atividade é promovida pelo Ministério dos Direitos Humanos, e no Acre tem como parceiros o governo do Estado, a Prefeitura de Rio Branco e o Centro de Direitos Humanos e Educação Popular do Acre (CDHEP).

“Essa mostra é fundamental para que as pessoas tomem consciência da importância da defesa dos direitos humanos. Ela aborda vários temas de violação de direitos por uma ótica positiva”, comenta o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Nilson Mourão.

Rose Farias, organizadora do evento, revelou que nesta edição serão exibidos 37 filmes em 22 sessões, sendo que, dessas, quatro serão realizadas no Teatro Barracão. Além disso, outras duas novidades são a “Mostrinha”, exibição de filmes voltados ao público infanto-juvenil e os filmes com audiodescrição, voltados ao público com deficiência visual.

Para detalhar a programação da mostra, os organizadores do evento concederam entrevista coletiva, na manhã desta quinta-feira, 27, na sede da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). Sérgio Carvalho, presidente da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), que é parceira do evento, destacou que as exibições chegam num momento em que se faz necessário o debate.

“A mostra tem filmes com potencial de discussão profunda às questões ligadas a homofobia, mulher, deficientes. É muito eficiente neste momento que estamos vivendo o embrutecimento da sociedade”, observou.

A coordenadora do CDHEP, Raimunda Bezerra, acredita que a boa aceitação pode auxiliar a ampliar o debate sobre a garantia de direitos.