Mostra de Cinema e Direitos Humanas se inicia em Rio Branco

A abertura da mostra foi realizada na Filmoteca Acreana (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

Com contação de história e exibição de dois curtas-metragens – Depois Que Te Vi e De Que Lado Você Olha –, iniciou-se na noite de terça-feira, 9, na Filmoteca Acreana da Biblioteca Pública, a 11a Mostra de Cinema e Direitos Humanos. O evento, promovido pelo Ministério dos Direitos Humanos e com parceria do governo do Estado, da Prefeitura de Rio Branco e do Centro de Direitos Humanos e Educação Popular do Acre (CDHEP), segue até dia 14 próximo.

Ao todo, serão 37 filmes em 22 sessões, sendo que quatro serão realizadas no Teatro Barracão, localizado no bairro Sobral. Outras duas novidades são a “Mostrinha”, que exibe filmes voltados ao público infanto-juvenil, e os filmes com audiodescrição, direcionados ao público com deficiência visual.

O evento segue até o dia 14 próximo, com exibições na Filmoteca e no Teatro Barracão (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

A representante do Instituto Cultura e Movimento e curadora da mostra, Janet Rockenbach, conta como são escolhidas as obras a serem exibidas. “Fazemos uma convocatória nacional, os artistas se inscrevem e, junto com outra curadora, fazemos um pré-corte entre 120 a 180 filmes. A partir disso, separamos mais ou menos 60 deles para, ao final, concluirmos com os 37”, explica.

Ela ainda informa que, nesta edição, o tema central é Gêneros: “É um tema que está em debate no momento, pois há muitos episódios de violência e intolerância mundo afora, por isso, achamos importante trazer essa pauta”.

Segundo o secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Nilson Mourão, ao longo das edições a mostra de cinema vem proporcionando debates sobre um conjunto de questões. “Nós precisamos usar todas as ferramentas possíveis para divulgar e defender os direitos humanos, utilizando todas as formas possíveis, sejam elas por meio de teatro, música e literatura, entre outros. É por isso que nós do governo apoiamos esse evento, que levanta a crítica e fomenta a discussão sobre assuntos importantes para a sociedade”

Confira a programação completa:

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest