Mostra do Viver Ciência é lançada no Acre

Nazareth Araújo participou do lançamento da Mostra Acreana de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação – a Viver Ciência (Foto: Val Fernandes/Secom)

A Mostra Acreana de Educação Ciência, Tecnologia e Inovação – a Viver Ciência foi lançada nesta terça-feira, 25, no auditório da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), em Rio Branco. A Viver Ciência, maior evento científico da educação básica do Acre, chega este ano à terceira edição em Rio Branco e segunda em Cruzeiro do Sul. O tema escolhido para ambas em 2017 é: Ciência Unindo Saberes.

A ideia busca apresentar à população projetos e iniciativas desenvolvidos nas escolas e universidades da região. Na prática, é uma grande feira de ciências e inovações tecnológicas aberta ao público em geral.

A governadora em exercício Nazareth Araújo destacou: “A partir das feiras do Viver Ciências, nós estimulamos as crianças a pensarem como deve ser o amanhã, a pensarem o que elas podem estar construindo em terrenos novos. Se queremos promover uma sociedade de paz, temos que investir muito no caminho da ciência, da inovação, da cultura e das oportunidades aos nossos jovens”.

A programação inclui oficinas, minicursos, mostra científica, feira de ciências, concurso de blog institucional, cine ciência, exposição e expedições científicas (Foto: Val Fernandes/Secom)

Marco Brandão, secretário de Educação e Esporte, ressaltou que esta é uma oportunidade para se apropriar de conhecimentos que perpassam pelo moderno, sem esquecer as origens. “A partir daí, temos como descobrir quem somos, de onde viemos e para onde vamos”, frisou.

Para a estudante Valéria Silva, a Viver Ciência é uma ferramenta que envolve e estimula a comunidade escolar a trabalhar de forma conjunta. “Esta é a segunda feira de que participamos. Até setembro muitas ideias irão brotar e, com certeza, todas com a intenção de melhorar a vida em comunidade”, salientou.

Programação

Durante a programação a comunidade escolar tanto pode apresentar projetos como participar de outras atividades como oficinas, minicursos e palestras. Competições de blogs e curtas produzidos pelas escolas também integram a mostra.

Na solenidade foi apresentado o site desta edição e também liberado o regulamento para as inscrições. As informações detalhadas da feira podem ser encontradas acessando o www.viverciencia.see.ac.gov.br.

Renata Silva, secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, acredita que a tecnologia é um importante instrumento para melhorar a qualidade da educação e explicou ainda que o site busca a cada ano a constante construção e melhoria da Viver Ciência.

Viver Ciência      

A Mostra teve início em 2015 e tem se destacado no calendário acadêmico do estado. Só no ano passado em Rio Branco, a feira reuniu mais de 25 mil pessoas. Em Cruzeiro do Sul, sete mil convidados prestigiaram a programação.

A edição deste ano, nas duas cidades, já têm data definida. Em Rio Branco será realizada de 19 a 21 de setembro. No Vale do Juruá, também já foi programada e será nos dias 24 e 25 de outubro.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter