Motoristas profissionais serão treinados em simulador de direção virtual

A vice-governadora Nazareth Araújo destacou a importância de aperfeiçoar os motoristas para reduzir acidentes de trânsito (Foto: Val Fernandes/Secom)

Motoristas de ônibus, caminhão e carreta de todo o país serão treinados em simulador virtual de direção, nos próximos três anos. Em Rio Branco, o aparelho de cerca de R$ 1 milhão foi inaugurado pelo presidente do Conselho Regional Norte do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT), Francisco Saldanha Bezerra, nesta terça-feira, 3.

O simulador de direção será utilizado em dez cursos ofertados a motoristas das categorias C, D e E (Foto: Cedida)

A vice-governadora do Estado, Nazareth Araújo, participou da cerimônia e destacou a importância do equipamento para potencializar as habilidades dos motoristas e reduzir acidentes de trânsito. “O governador Tião Viana acredita, apoia e investe em novas tecnologias que garantam o bom desenvolvimento social e econômico do Acre. Apostamos que esse equipamento vai ajudar a melhorar o nosso serviço de transporte e, principalmente, reduzir os acidentes”, disse.

O simulador de direção do SEST SENAT será utilizado em dez cursos nas modalidades de cargas (caminhão e carreta) e de passageiros (ônibus), para motoristas das categorias C, D e E.

Além de inaugurar o simulador de direção, Francisco Bezerra anunciou a construção de uma unidade do SEST SENAT em Cruzeiro do Sul (Foto: Val Fernandes/Secom)

De acordo com a diretora da Unidade do SEST SENAT Rio Branco, Maria do Socorro Vale da Cunha, o simulador de direção ajuda em pesquisas sobre o comportamento humano, uma vez que eles criam situações perigosas virtuais, sem que haja risco real para os condutores. Com isso, o motorista aprende como agir em diversas ocasiões e tomar a melhor decisão para garantir uma condução segura.

Além de Rio Branco, o SEST SENAT instalou 59 simuladores de direção em outras cidades do país, com um investimento total de R$ 40 milhões. “Essa ação do SEST SENAT vem de encontro com as políticas públicas de redução de acidentes, além de buscar garantir um transporte mais econômico, eficaz e seguro”, destacou Bezerra.

O presidente do Conselho Regional Norte do SEST SENAT anunciou, ainda, que está previsto o lançamento da construção de uma unidade da instituição em Cruzeiro do Sul, a partir de março deste ano.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter