Atenção no trânsito

Movimento Maio Amarelo é lançado em Cruzeiro do Sul

O lançamento oficial do Movimento Maio Amarelo, em Cruzeiro do Sul, foi realizado nessa sexta-feira, 5,  no Teatro dos Nauas. O objetivo é realizar ações em conjunto com a sociedade durante todo o mês de maio como um alerta para a prevenção de acidentes de trânsito.

Participaram do lançamento, autoridades, a primeira turma de formandos do Projeto Jovens Aprendiz do Trânsito e alunos das escolas Madre Adelgundes Becker, Professor Flodoardo Cabral, Craveiro Costa, Anselmo Maia Carvalho, e Jardim São Francisco.

O diretor-geral do Departamento Estadual do Trânsito (Detran), Pedro Longo, falou que o objetivo desse Maio Amarelo é garantir o direito dos personagens vulneráveis do trânsito. “O Detran busca chamar a atenção da sociedade para que adotem posturas seguras no trânsito, protegendo os mais vulneráveis, respeitando as vagas exclusivas dos deficientes, as vagas para os idosos. E a soma desses esforços nos trarão um trânsito mais seguro e mais cidadão”, disse.

Maria da Gloria: “Procuro conscientizar os jovens que suas escolhas fazem a diferença” (Foto: Onofre brito)

A cadeirante Maria da Gloria de Moura Lima 32 anos, diz que apesar da dificuldade de ter que começar uma nova vida com apenas 16 anos de idade, depois de se envolver num acidente que lhe deixou paraplégica, está aprendendo todos os dias a lidar com suas dificuldades e suas limitações.

“A luta é diária pra sobreviver e me adaptar a uma nova situação, por isso sempre procuro conscientizar os jovens que suas escolhas fazem a diferença. Somos nós a grande diferença no trânsito. Por isso mais atenção para não ingerir bebida alcoólica, nenhum tipo de entorpecente, ou pegar carona com alguém sem responsabilidade no volante no final da festa. Tenho visto muitos jovens perderem a vida e isso pode ser evitado”, alertou ela.

O Major Lázaro Moura, Comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar, destacou que no Vale do Juruá o trânsito tem causado muitas vítimas, que sofrem os mais diversos traumas tendo como prejuízo maior a perda da vida.

Pedro Longo falou sobre a garantia de segurança aos personagens vulneráveis no Maio Amarelo (Foto: Onofre brito)

“Campanhas como o Maio Amarelo precisam ser realizadas para chamar a atenção e conscientizar a população, porque não adianta termos um efetivo fiscalizando, não adianta termos uma sinalização adequada e as vias estarem adequadas, esses fatores vão influenciar para um transito melhor, mas o principal é a conscientização do condutor do veículo”, frisou.

Estudantes fizeram apresentação de músicas, paródias e danças, mas o momento mais esperado foi a entrega dos certificados da primeira turma com 150 jovens, do Projeto Jovem Aprendiz no Trânsito.

Para Herberson Maia, Coordenador do Projeto Jovem Aprendiz no Trânsito, o foco é formar futuros motoristas para um trânsito mais seguro, mais humano, mais capacitado.

“O ponto forte é no processo de habilitação que é valido como parte teórica, aquela primeira parte que os alunos aprendem sobre a legislação. Com isso, ao completar 18 anos já estará apto na parte teórica e essa é uma oportunidade de diminuir os custos financeiros”, afirmou.