Mulher Cidadã e Saúde Itinerante levam atendimentos à Vila Caquetá

O Mulher Cidadã tem com objetivo melhorar a vida das mulheres e suas famílias (Foto: Val Fernandes/Secom)

A segunda edição de 2017 do projeto Mulher Cidadã será realizado nesta sexta-feira, 26, e sábado, 27, na comunidade da Vila Caquetá, em Porto Acre. A iniciativa, coordenada pelo gabinete da vice-governadora Nazareth Araújo, tem como público alvo mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Levar cidadania e ações de saúde a quem reside nos locais mais longínquos do Acre é um dos objetivos do projeto. A 17ª edição, que será realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Cristo Rei, levará também esclarecimentos sobre violência doméstica e gravidez não planejada na adolescência, entre outros.

Para a vice-governadora Nazareth Araújo, responsável pelo programa, essa foi uma forma que o governo do Estado encontrou de garantir direitos e serviços a quem mais precisa.

A novidade dessa edição é a participação da Diretoria de Humanização da Secretaria de Gestão Administrativa (SGA), com a Rádio Humanizar e palestras sobre a importância da atividade física, bem como oficina de percussão, contação de histórias, aulão de zumba e aeróbica, torneio de futsal e outras atividades.

O governo visa, por meio da implementação desse projeto, ampliar o acesso a serviços básicos, complementando as ações desenvolvidas pelas secretarias municipais de Saúde, além de incentivar o empreendedorismo local, a valorização e o empoderamento econômico da mulher.

Colaboram nesta edição: Prefeitura de Porto Acre, secretarias de Estado de Extensão, Florestal e Produção Familiar (Seaprof), de Saúde (Sesacre), de Educação (SEE), de Gestão Administrativa (SGA), de Políticas para Mulheres (SEPMulheres) e Defensoria Pública.

Atendimentos de saúde também são prioridade

Atendimentos serão realizados na sexta e no sábado (Foto: Arquivo Sesacre)

Para muitas pessoas, a ida ao hospital ou aos centros de saúde só ocorre em casos extremos. Consultas de rotina e exames preventivos, por exemplo, sempre são deixados de lado. Mas essa realidade vem mudando, especialmente nas regiões mais afastadas e de difícil acesso do Acre.

O projeto Saúde Itinerante, que tem como objetivo levar ações educativas e preventivas em saúde para o interior do estado, só este ano já realizou mais de dez mil atendimentos médicos. Dando continuidade às ações, nesta sexta e sábado, 26 e 27, o programa volta, pela terceira vez, ao município de Porto Acre.

De acordo com a coordenadora do programa, Celene Maia, a meta é atender cerca de mil pessoas durante os dois dias de ação. “Esse trabalho demonstra o compromisso e o empenho do governo do Acre para ampliar o acesso da população a serviços de saúde”, destaca.

Além das consultas nas áreas de ginecologia e obstetrícia, clínica médica e pediatria, serão ofertados também preventivo do câncer do colo do útero, ultrassonografias, e exames laboratoriais: bioquímicos, hematológicos, sorológicos, imunológicos, hormonais e urinálise.

A coordenação lembra que para realizar consultas e exames é importante levar documentos pessoais, cartão de vacina e do SUS, além de exames anteriores.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter