Mulher Cidadã leva atendimentos de saúde e cidadania a Manoel Urbano

Mulher Cidadã leva atendimentos de saúde e cidadania a quem mais precisa nos locais mais longínquos do Acre (Foto: Val Fernandes/Secom)

Mãe de sete filhos, Maria Nice de Oliveira aproveitou a 26ª edição do Mulher Cidadã, em Manoel Urbano, para levar os pequenos a uma consulta com a pediatra. “Eu tenho cinco crianças gripadas que hoje foram atendidas e medicadas. Eu agradeço ao governo do estado por fazer isso. Tão perto de casa, tão rápido e um atendimento de qualidade. Agora é seguir a orientação da médica e cuidar ainda mais das crianças”, disse.

O objetivo do projeto Mulher Cidadã é levar atendimentos de saúde e cidadania a quem mais precisa nos locais mais longínquos do Acre. A ação idealizada pelo governador Tião Viana é coordenada pelo gabinete da vice-governadora, Nazareth Araújo.

“O Mulher Cidadã tem esse poder de levar alegria e melhoria de vida a quem mais precisa e menos tem. Esta edição foi especial. Foi cuidadosamente pensada em oferecer um atendimento diferenciado às crianças na semana em que se comemorou seu dia. Seis pediatras foram convidados, entre eles, um neuropediatra que, pela primeira vez participou de uma ação do projeto”, destacou Nazareth Araújo.

Por meio dos atendimentos ofertados foi possível dialogar sobre violência doméstica, da necessidade da vacinação contra o HPV e outras doenças, da importância do pré-natal, dos riscos da gravidez na adolescência, planejamento familiar, entre outros.

Esta edição foi cuidadosamente pensada em oferecer um atendimento diferenciado às crianças (Foto: Val Fernandes/Secom)

Cuidados importantes

Maria Luciana Alves, disse que o Mulher Cidadã é uma oportunidade de redobrar o cuidado com a saúde dos filhos. “A gente sempre precisa desse tipo de atendimento, bom seria se todas as mães trouxessem seus filhos, mas tem pessoas que não aproveitam a oportunidade. Eu não perco a chance de levar meus filhos ao médico, principalmente quando tem uma oportunidade dessas, tão perto da gente”, revelou.

Celene Maia, coordenadora do programa Saúde Itinerante, frisou a importância de levar serviço médico e especializado às populações mais distantes. “Em ações como essas, a população pode receber o devido atendimento no conforto de sua cidade. Nessa edição, estamos destacando, por ser o Outubro Rosa, o atendimento à saúde da mulher, que está fazendo a sua consulta, exames como o preventivo e mamografia”, observou.

Neuropediatra Cholen Werklaenhg alertou sobre a importância dos cuidados com suas crianças (Foto: Val Fernandes/Secom)

Atenção redobrada

Nos dois dias de atendimentos do Mulher Cidadã e Saúde Itinerante em Manoel Urbano, foi possível detectar um alto índice de crianças com crises convulsivas, epilepsia e déficit de aprendizagem e cognitivo.

A neuropediatra Cholen Werklaenhg alertou sobre a importância de as mulheres grávidas fazerem o pré-natal. “Por meio do pré-natal é possível detectar ainda intraútero [na barriga da mãe], algumas doenças que podem afetar gravemente o cérebro da criança, como a toxoplasmose e o citomegalovírus. É de suma importância que as mães estejam em alerta”, frisou.

A neuropediatra pediu ainda às mães a não interromperem o uso contínuo de remédios as crianças que têm epilepsia e tomam medicamentos controlados. “Essa medicação não pode ser retirada subitamente, nem pode ser descontinuada, são de uso contínuo. É de suma importância que as mães saibam que a medicação, tanto das receitas branca, azul ou amarela podem ser adquiridas no posto de saúde mais próximo. Os médicos são orientados a renovarem as receitas. Essas crianças não precisam de neurologistas para renovarem as receitas”, alertou.

Feliz por ter sido atendida, Maria Aparecida Souza falou de sua gratidão a todos que fazem parte do Mulher Cidadã: “Não tenho palavras para agradecer a todos que vieram até nós e nos beneficiar com os mais diversos atendimentos. Esses dois dias irão fazer a diferença em nossas vidas e isso nos fez muito bem”, relatou.

O Mulher Cidadã é realizado em parceria com Defensoria Pública Estadual, Ministério Público do Acre, Secretaria Municipal de Saúde e Câmara de Vereadores de Manoel Urbano, Incra, Rotary Club, Associação Brasileira de Odontologia e Fameta.

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter