Mulher dá à luz dentro de barco com ajuda de equipe do Samu

Equipe do Samu ajuda a finalizar parto dentro de barco em Porto Acre (Foto: Cedida)

Uma história daquelas que parecem só acontecer nas telas de cinema. Foi o que viveu Rosiane da Silva e a equipe do Serviço de Atendimento de Urgência e Emergência (Samu) do município de Porto Acre, distante cerca de 60 quilômetros de Rio Branco.

O início da manhã desta quarta-feira, 13, foi de emoção para os profissionais acostumados a lidar com situações que nem sempre terminam com um final feliz.

Por volta das 5h30 da manhã, o técnico de enfermagem Enio César da Silva recebeu um chamado da base do serviço para socorrer uma jovem em trabalho de parto que estava sendo trazida de barco pelas águas do Rio Acre.

Ao chegar ao porto, Enio e outro socorrista verificaram que a jovem de 20 anos já estava em trabalho de parto avançado e que não daria tempo de se deslocar até a maternidade de Rio Branco. O parto foi feito dentro do barco mesmo.

“Quando chegamos o parto já estava ocorrendo. Já fiz vários partos dentro da ambulância do SAMU, mas dentro de um barco foi o primeiro. É sempre emocionante e gratificante poder ajudar mais um bebê a nascer”, relatou Silva.

Após parto no barco, Rosiane é conduzida à ambulância e levada para a Maternidade Bárbara Heliodora (Foto: Cedida)

A dona de casa Rosiane da Silva, moradora do Assentamento Santa Filomena, é a personagem principal da história.

Ela conta que enfrentou quase nove horas de viagem de barco junto ao pai, a mãe e a uma vizinha, já sentindo fortes dores.

“Assim que comecei a sentir as dores de parto já pedimos ajuda à vizinha que se dispôs a nos trazer, mas não deu tempo e ela mesmo começou a me ajudar até que os socorristas chegaram. Não foi muito bom não, mas graças a Deus deu certo e eu e meu filho estamos bem”, contou Rosiane, que ainda não escolheu o nome do bebê.

A mãe e o recém-nascido foram encaminhados à Maternidade Bárbara Heliodora. Ambos passam bem.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter