Mulheres da Baixada do Sol participam de ação contra depressão pós-parto e tabagismo

Com o objetivo de intensificar as ações e serviços ofertados na atenção básica às mulheres e adolescentes e em alusão ao Dia Internacional de Ação pela Saúde da Mulher, comemorado em 28 de maio, e ao Dia Mundial sem Tabaco (30 de maio), a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) realizou nesta segunda-feira, 30, a I Ação Preventiva contra a Depressão Pós-Parto e Combate ao Tabagismo para as Mulheres.

“Toda mulher que se ama, se cuida” – Maria de Jesus Batista, dona de casa (Foto: Junior Aguiar)
“Toda mulher que se ama, se cuida” – Maria de Jesus Batista, dona de casa (Foto: Junior Aguiar/Sesacre)

A ação foi na Escola Serafim Salgado Filho, Baixada da Sobral. Durante todo o dia, mulheres da comunidade e estudantes da escola foram orientados quanto a doenças como hipertensão, diabetes, câncer do colo do útero, depressão pós-parto, obesidade e gravidez na adolescência. Também houve apresentação dos fatores de risco, como o tabagismo, para acometimento dessas patologias.

A dona de casa Maria de Jesus Batista, 37, aproveitou para passar pelo exame preventivo. “Toda mulher que se ama se cuida”, disse.

Também foram oferecidos à comunidade os Serviços de Promoção e Prevenção à Saúde das Mulheres e Adolescentes, tais como avaliação antropométrica, aferição da pressão arterial, teste da glicemia capilar, vacinação, consulta de enfermagem, coleta de preventivo (PCCU), atividades educativas em saúde sexual e reprodutiva, depressão pós-parto, gravidez na adolescência, caderneta de saúde do adolescente, teste fagerstrõm (teste do fumante), acompanhamento do Bolsa Família, orientações e entrega de preservativos.

“O governo do Estado instituiu no ano de 2015, dentro do calendário oficial de eventos do Estado, a Semana de Prevenção e Combate à Depressão Pós-Parto, em conjunto com a data internacional, para que sejam oferecidos às mulheres serviços e informações a respeito dessa doença, evitando, assim, as complicações decorrentes do desconhecimento do fato de serem portadoras da doença.

Por esse motivo, estamos promovendo essa ação, englobando também outras doenças prevalentes no público feminino”, explicou a gerente da Divisão de Saúde da Mulher da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), Emanuelly Nóbrega.

A ação foi promovida pelo Departamento de Atenção Primária, Política e Programas Estratégicos (DAPE), por meio das divisões de Saúde da Mulher, Saúde do Adolescente, Saúde Mental e Doenças Crônicas da Sesacre, em parceria com a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SEPMulheres), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e Secretaria de Articulação Municipal.

Depressão pós-parto

Depressão pós-parto é entendida como a manifestação da depressão quando iniciada nos primeiros seis meses após o parto. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), uma em cada quatro mulheres sofrem com a doença.

Em dezembro de 2015, foi criada a Política de Diagnóstico de Tratamento da Depressão Pós-Parto, que tem como objetivo detectar a doença ou evidências de que ela possa vir a ocorrer, visando prevenir e protelar seu aparecimento, identificar, cadastrar e acompanhar as mulheres portadoras da doença, além de abordar o tema como forma de disseminar as informações a esse respeito.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter