Mulheres da penitenciária da capital concluem cursos profissionalizantes

Cerimônia certificou 140 reeducandas em Rio Branco (Foto: Pedro Paulo/Sesp)
Cerimônia certificou 140 reeducandas em Rio Branco (Foto: Pedro Paulo/Sesp)

O Ministério Público do Estado do Acre (MPE/AC) e o governo do Estado realizaram nesta sexta-feira, 27, a cerimônia de certificação dos cursos profissionalizantes destinados às mulheres que cumprem pena em regime fechado no Complexo Penitenciário de Rio Branco. Os certificados foram entregues a 140 reeducandas.

Os cursos ofertados às mulheres em regime prisional em Rio Branco tiveram início em maio deste ano, e são resultado de uma parceria do governo do Estado, por meio do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), MPE/AC e a Universidade Patativa do Assaré (UPA).

Foram ofertados cursos de cabeleireira, manicure e pedicure. Há um ano e quatro meses cumprindo pena no regime fechado por tráfico, uma das reeducandas (identidade preservada) relatou que o curso é uma chance de recomeçar.

O procurador de Justiça Cosmo Lima de Souza ressaltou que a profissionalização é um passo importante dentro do processo de ressocialização. “Convênios como esse complementam o processo de ressocialização, mas o Estado precisa avançar na área”, disse.

Martin Hessel, presidente do Iapen, destacou que o convênio é harmônico com a Lei de Execução Penal, capacitando as mulheres em situação prisional, preparando-as para enfrentar o mercado de trabalho após sua saída.

Vanderlei Thomas, adjunto de ação social da Secretaria de Estado de Segurança, que na solenidade representou o secretário Emylson Farias, observou que esse trabalho é fundamental para o sistema penal. “Fazê-lo com parceiros que acreditam na ressocialização, como é o caso do Ministério Público, deixa-nos muito satisfeito”, disse Thomas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter