Mulheres que cumprem pena recebem homenagem do Dia das Mães

Em alusão ao Dia das Mães, a ser comemorado neste domingo, 8, a administração da unidade prisional Francisco de Oliveira Conde, em parceria com o projeto Acre Solidário, realizou uma homenagem às mães privadas de liberdade que têm filhos bebês e às que estão grávidas.

Equipes doaram fraldas e utensílios necessários para bebês de colo (Foto: Cedida)
Equipes doaram fraldas e utensílios necessários para bebês de colo (Foto: Cedida)

A equipe do Acre Solidário entregou kits com fraldas, talco e outros utensílios para bebês a mulheres que estão grávidas e cumprem pena na unidade, além de quatro mães com crianças com menos de seis meses de nascimento.

A gerente de Reintegração Social e Saúde do Iapen, Madalena Ferreira, agradeceu à primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida, por se sensibilizar com as mães que estão reclusas no presídio.

“Apesar de cumprirem pena, essas mulheres são mães, e o sentimento com os filhos é igual ao de qualquer outra mãe. Esse ato singelo da primeira-dama e de sua equipe faz a diferença em um local que muitas pessoas da sociedade ignoram e acreditam não haver solução”, comentou  Madalena Ferreira.

Diretos

A Constituição Federal diz que as presidiárias podem permanecer com seus filhos durante o período de amamentação (art. 5º, inc. L), enquanto o Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece que o poder público, as instituições e os empregadores propiciarão condições adequadas ao aleitamento materno, inclusive aos filhos de mães submetidas a medida privativa de liberdade (art. 9º).

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest